terça-feira, 29 de outubro de 2013

Calminho

Benfica 2-0 Nacional da Madeira


Foi um jogo calmo e agradável, sendo um dos jogos mais conseguidos do Benfica esta época tal como foi o Anderlecht para a Liga dos Campeões.
O Benfica chegou-se à frente no marcador no minuto 16 por intermédio de Siqueira após uma incursão pelo corredor esquerdo, fazendo uma bela jogada, inaugurando o activo no Estádio da Luz, saindo posteriormente lesionado (vai ser baixa para os jogos com Académica e Olimpiakos).
Cardozo viria a marcar na segunda parte após excelente recuperação e assistência de Gaitan (perda de bola do Nacional da Madeira), fazendo o resultado final e colocando o Benfica no 2º lugar dividido com o sporting que perdeu no clássico dos listados (3-1 com o futebol clube do porto). Destaque para a titularidade de Ivan Cavaleiro que está lutando para uma vaga no onze titular(devido à lesão de Salvio, espero francamente que volte), tendo feito um bom jogo e neste momento ganha a Ola John que está abaixo daquilo que sabe e pode jogar. A nível do lateral esquerdo penso que a melhor solução seja... André Almeida, uma vez que fisicamente está melhor que Silvio e é melhor jogador que Cortez( não é muito díficil sê-lo).
"Calminho", também vai estar o ambiente à volta do Benfica, uma vez que o foco da imprensa está focado nos incidentes fora do campo entre Porto e Sporting, uma vez que será uma vantagem para podermos trabalhar com mais calma sem a constante desestabilização da imprensa desportiva portuguesa.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Fim da linha

Todos sabemos quando um ciclo termina: Seja a nossa mudança para outro sítio, uma relação de amor ou amizade que já não funciona, um interesse romântico entre uma panóplia de outros casos.
Tudo isto se aplica a Vieira e a Jesus, foram muitos erros cometidos, muitas as decisões mal feitas, já não dá mais que campeonatos de 4 em anos, títulos raros e melões abundantes, o termo de ambos chegou, na minha opinião. É tempo de lamber as feridas e fechar a página de ambos.

Facepalm do dia.

"Era importante não perder"- Jorge Jesus



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Oposição

Muitas vezes se debateu acerca do regime de luis filipe vieira no Benfica, importa falar na Oposição. Actualmente a oposição ao presidente vigente e a algumas das suas "reformas" tem aumentado no seio dos benfiquistas que não se revêem nos "valores à fcporto e resultados à sporting", que caracterizam a gestão de vieira.
O que dizer da oposição: É muita, é certo, e mediante os resultados desportivos, financeiros entre outras condicionantes poderá aumentar e ganhar novos elementos espalhados por aí, até mesmo os mais acérrimos defensores de Luis Filipe Vieira dependendo do grau de areia nos olhos, Então o que falta à oposição a Luis Filipe Vieira?
Um líder consensual, dentro dos opositores a  lfv, que saiba resistir às pressões da propaganda do "Querido Líder", com 25 anos de sócio,(actualmente à luz dos malditos estatutos assinados por Vieira, (primeira coisa que aboliria), desportivamente e financeiramente competente(poderá delegar essas duas competências a alguém), com um passado imaculado e de Benfiquismo, e que não se venda,ou seja a sua oposição seja silenciada ganhando um lugar na estrutura de Vieira(uma das forças do "querido líder"). Oposição não tem faltado mas vejamos algumas "alternativas" a vieira:
  • Rui Rangel: Apresentou a sua candidatura muito em cima da hora e tal como o "querido líder", o seu passado não é muito credível. Derrotado por  lfv nas últimas eleições e afastou-se de cena;
  • Bruno Carvalho(não confundir com o Bruno de Carvalho do Sporting), o único rosto da oposição que faz aparições diariamente criticando a direcção actual, propõe soluções, não se vendeu a Vieira. A questão: como irá impor essas soluções? Além disso o facto de ter proposto Carlos Azenha como treinador( o tal que levou 8-1 de Jesus) nas eleições passadas não abonou em favor dos Benfiquistas ("vieiristas" e "não-vieiristas"). Preze-se a sua persistência e resistência;
  • Moniz e Rui Gomes da Silva: Venderam-se a vieira, assim como outros e entre o segundo e o actual líder do Benfica, "venha o diabo e escolha";
  • José Veiga: Não o queria como presidente do Sport Lisboa e Benfica em virtude do seu passado como adepto e antigo dirigente do rival nortenho, mas gostava-o de o ter na estrutura onde demonstrou ter competência a nível desportivo;

Em suma, oposição há muita mas alguém que seja assumido como o verdadeiro líder da oposição ao estado de coisas no Benfica não existe de momento e para isso contribuíram os fatídicos estatutos de vieira, porque não quero como Presidente do Benfica alguém que festejou os golos do fc porto ao Benfica nas Antas com pinto da costa, ninguém que apoie inequivocamente corruptos para os órgãos de poder no futebol português, não quero mais gestão desportiva e financeira lesiva e irresponsável, adeptos de outras cores na direcção, propaganda e mais propaganda, "valores e métodos à fc porto, resultados à sporting" e alguém que mande aqueles que votaram contra ele para o orgão reprodutor masculino.

domingo, 20 de outubro de 2013

Crónica Cinfães vs Benfica e Antevisão do Benfica vs Olimpiakos

Ontem foi o regresso da Taça de Portugal e do seu clima de festa, pois a ida de grandes clubes como o Sport Lisboa e Benfica atraí muita gente que vai aos estádios por esse Portugal fora e vê-se nos diversos estádios do país a festa do futebol no estado mais genuíno em que há grandes patuscadas ao ar livre. Ambiente que culmina no mítico Estádio do Jamor, e a Taça de Portugal tem outra particularidade: Qualquer equipa de menor reputação pode bater o pé a um dos três estarolas e os jogos são de tarde quando o pessoal vai almoçar ou se encontra em fase de digestão.Vários exemplos tenho visto de se ter "feito taça"
 Indo para a crónica, Jorge Jesus ontem optou por meter a maior parte da equipa B, sendo que Djuricic, Cortez, Oblak e Ola John, os representantes da equipa principal, pensando no jogo em casa para a Liga dos Campeões perante o Olimpiakos (jogo importante para a Liga dos Campeões), uma vez que vamos disputar dois jogos importantes com a equipa grega para a nossa presença na fase da eliminar da prova mais importante de clubes do velho continente.
O jogo foi bastante morno, sendo que o Cinfães, criou perigo por via contra ataques, aproveitando a ingenuidade e alguma falta de qualidade e entrosamento dos que jogaram, sendo que a principal força criativa foi Ivan Cavaleiro ( Uma das grandes promessas da escola do Benfica, a par de Cancelo e Bernardo Silva) que criou diversas incursões pelo flanco direito criando muito perigo para a defensiva do Cinfães. Ainda na primeira parte, já no final, golo invalidado a Steven Vitória após ter cabeçado para golo num canto por falta.
Na segunda parte, pouco ou nada mudou, a não ser claro no marcador em que  numa assistência de Ivan Cavaleiro, o apagado Ola John marcou e estabeleceu o resultado final numa partida em que o resultado contou mais que a exibição algo apagada do Benfica. Tempo houve para Bernardo Silva e João Cancelo entrarem.
Espera aí mas o segundo a 30 minutos do fim recebeu instruções de Jorge Jesus para entrar mas não chegou a entrar. Cena digna de figurar nos Apanhados ou em qualquer programa desse género. Não compreendi essa Jesus, mais uma para o teu reportório. Cenas a parte, estamos na próxima fase da Taça.


P.S- Jesus, as finais não são só para ir lá e preciso ganhá-las!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Luis Filipe Vieira- o balanço

Muitas críticas se fizeram ao Presidente/Dono do Sport Lisboa e Benfica, por diversos motivos, está mais que  na hora de se fazer o seu balanço actual, tendo em conta os aspectos positivos e negativos, tal como o fizemos a Jorge Jesus.


Aspectos Positivos:

  • Investiu em infraestruturas que modernizaram e credibilizaram o Sport Lisboa e Benfica, como o Museu Cosme Damião , o Centro de Estágio no Seixal( a primeira pedra foi lançada por Vale e Azevedo) e no 1º mandato surgiu o Estádio da Luz (idealizado por Vilarinho) e o seu lançamento para o futuro
  • Aumentou exponencialmente o número de sócios;
  • Juntamente com Vilarinho ( o verdadeiro salvador do Sport Lisboa e Benfica), enquanto foi director desportivo e no seu 1º mandato como presidente lançaram a marca Benfica.
  • Primeiros títulos pós Damásio/Vale Azevedo.

Aspectos Negativos
  • Insucesso desportivo sistemático, reforçando a hegemonia dos listados azuis, pois enquanto ganhamos 2 campeonatos, 1 taça de portugal, 3 taças da liga e 1 supertaça, o fcporto ganhou uma dezena de campeonatos, 2 Taças UEFA(actualmente Liga Europa), 1 Ligas dos Campeões,1 Intercontinental e várias conquistas das taças de portugal e supertaças permitindo ao fcp ultrapassar-nos em trofeús, uma vez que o Benfica ganha campeonatos de 4 em 4 anos. Destaque-se que temos quase o mesmo número títulos que o rival de Alvalade, que notoriamente esteve em declinio;
  • Gestão desportiva danosa, despedindo Fernando Santos no começo de uma nova época, sendo que este lutou pelo campeonato até a última jornada, danças de treinadores até Jesus. Mantém um treinador que perdeu tudo em 3 actos que ganha um ordenado principesco,tendo por objectivo;
  • Sucessivos maus planeamentos de época;
  • Aumento galopante do passivo para 500 M,  ou seja estamos na presença de falência técnica;
  • Criação de estatutos anti-democráticos, que visam perpetuar a sua permanência no poder,impedindo outros de se candidatarem;
  • Desrespeito aos adeptos/sócios do Sport Lisboa e Benfica;
  • Propaganda e mais propaganda para enganar tolos;
  • Atitudes à fcporto(já que o presidente foi sócio dessa agremiação faz sentido tê-las);
  • Apoio inequívoco a corruptos quando se diz "anti-sistema" e amizade com anti-benfiquistas em nome dos seus negócios;


Apreciação final: Game Over.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Benfica Chained

A última vez que vi o Benfica foi em 1994, era míudo e resisti a todas as tentações de mudar-me para o rival da 2ª circular, até pude ter sido do Sporting mas não queria isso o Benfica escolheu-me. Via um Benfica que em plena época de ascensção do FC Porto e de todos os seus estratagemas e tácticas como meter enxofre nos balneários era garboso e ganhou lá arrancado para o campeonato, também o vi a dar 6-3 no rival de alvalade, cujos adeptos festejavam a vitória do seu clube por antecipação.
Perdi-o algures em meados de 1994, quando Damásio tomou posse juntamente com Artur Jorge que destroçou uma equipa inteira e depois Vale e Azevedo.
Andavamos pela ruas da misérias, sem saber o doce sabor da vitória mas éramos exigentes, ao mínimo deslize do treinador ou falha da direcção corriamos com aquela gente literalmente ou derrota humilhantes com rivais ou na Europa (Celta de Vigo).
Tinhamos um passivo grande, deviamos a todos, não tinhamos dinheiro não ganhavamos nada, mas nas eleições corremos com o presidente advogado aldrabão e metemos Vilarinho( o verdadeiro "salvador do Benfica") e Luís Filipe Vieira como director desportivo(!). Vilarinho idealizou o Estádio da Luz e salvou o pobre Benfica de mais do mesmo de Vale e Azevedo, se bem que ganhou devido à promessa da contratação de Mário Jardel, o único erro que reconheço a Vilarinho foi ter corrido com Mourinho após ter dado 3-0 no Sporting. Passado algum tempo depois, Vilarinho saiu e Vieira entrou e ficámos em sexto.
Nos primeiros anos, Vieira até fez umas coisas engraçadas, nomeadamente na construção de betão mas os resultados desportivos tardaram em aparecer, até que finalmente voltamos a ganhar a Taça de Portugal ao campeão europeu FC Porto de... José Mourinho, até a um campeonato ganho por Trappatoni que nas palavras de Luis Filipe Vieira "nunca deviamos ter ganho".
O Benfica e o seu presidente (este no seu jeito bem populista) lá disseram que iam voltar à hegemonia do futebol português, mas não novo tetra para o FCPorto e um punhado de troféus e acabavamos sempre atrás de Sporting e até do Vitória de Guimarães e as campanhas europeias (exceptuando a que Koeman fez foram miseráveis) e vários treinadores por lá passaram até aparecer um senhor de cabelo grisalho chamado Jorge Jesus, que prometeu que iamos jogar o triplo assim foi.
Eram goleadas atrás de goleadas, futabol munta bonito e fomos campeões e ganhamos a taça da liga, passados 4 anos. Depois vieram as Robertadas, os 5-0 do dragão, duas campanhas miseráveis na champions, o fc porto festejar um campeonato na nossa casa e passar à final da taça de portugal, eliminados da meia final da Liga Europa, perdermos dois campeonatos com 4 e 5 pontos de avanço(não refiro a imagem de JJ ajoelhado no dragão porque deixou-se levar pelas emoções), a peitada de Cardozo e a forma como trataram tal processo, um treinador que tal como a direcção pode fazer tudo mas mesmo tudo. Resultado: Temos alguns Benfiquistas satisfeitos em sermos o campeão da boa disposição, apoiarmos inequivocamente quem não devemos, o passivo a aumentar, os !!!!!!! dos adeptos do Benfica no Facebook com as fafás a dizerem disparates, maus planeamentos de época, com os comunicados parvos , com o betão e merchandising a serem umas constantes, entre outras coisas.
Dito isto vejo o verdadeiro Sport Lisboa e Benfica cansado, acorrentado, esfomeado, espancado e um benfiquinha mediocre que vive de betão, com adeptos autistas alheados da realidade, descaracterizado da sua matriz e do merchadising.
Quero o Sport Lisboa e Benfica de volta e abaixo este benfiquinha à imagem do seu presidente tricolor("valores à porto, resultados à sporting")