sexta-feira, 29 de novembro de 2013

1/3 do campeonato ultrapassado. 1/3 que os Benfiquistas terão que rezar para celebrar o campeonato.

Com o Rio Ave, um dos jogos mais complicados tradicionalmente para os três estarolas, o Benfica irá completar um 1/3 do campeonato, sendo que até o derradeiro jogo do campeonato haverá muito campeonato.
Sendo que é possível tirar diversas ilações: primeiro: O Benfica vai para o 4º ano consecutivo com Jorge Jesus, estando bastante irregular: é capaz de rubricar ora boas exibições ora exibições cinzentas, e em alguns pormenores como as bolas paradas(defensivas e ofensivas), que curiosamente têm sido corrigidas desde o jogo com o Sporting na Luz para a Taça de Portugal. Sinceramente prefiro que os vença mesmo jogando mal que até doí do que os perca com nota artística e jogando como nunca.
De notar que jogamos melhor em 4-3-3 do que no 4-4-2 (na realidade um 4-2-4), que a táctica preferida de JJ, sendo que prefiro: Matic, Enzo/A.Gomes/Djuricic ou Fejsa no lugar de Matic, do que Matic a 8 no meio campo. Creio que com o sérvio JJ usa-o como segundo avançado em vez de o usar como um 10.
Passando para outras ilações/os outros candidatos:
O nosso principal rival FC Porto tem feito exibições miseráveis regularmente e como é habito naquela casa(exigência, muita exigência...), os azuis e brancos tem colocado Paulo Fonseca em check, uma vez que perdeu 4 pontos e 2 jornadas, encurtando a distância pontual para apenas um ponto para os rivais de Lisboa (ainda verdinho para clubes como Benfica, FC Porto ou Sporting CP, mas poderá ser um bom treinador) em causa.
 Atenção, nada de excessos de confiança, nem de basófia, uma vez que a mesma situação  sucedeu a Vítor Pereira e este foi bi-campeão nacional (mais por demérito do Benfica e outros pormenores) e há 4 anos, repito 4 anos não ganhamos aos listados de cima para o campeonato( 2 vitórias, umas delas festejou-se um título em plena Luz e na outra houve Proença e um empate estúpido o ano passado), daí que é fundamental se queremos ser campeões ganhar o jogo em casa com os dragões em Janeiro , sendo que tal pode funcionar como elixir a nível pontual e psicológico para o resto do campeonato.
Por sua vez, o Sporting rejuvenescido das cinzas após um ano horrível, qual fénix, surge como outsider e o que tem jogado menos mal(creio que já vi este filme, mas fomos campeões), possui um treinador expriente e altamente competente como é Leonardo Jardim, que coloca bem a equipa e percebe da coisa. No entanto o Sporting tem um plantel curto (com menos soluções que Benfica e FC Porto) e não joga na Europa, mas surge (tendo em conta que rubricou boas exibições com Benfica em casa e fora e FC Porto fora) como uma força a ser reconhecida(sempre) até à jornada 30.
Surpresas positivas deste campeonato: Estoril e Gil Vicente
Decepções: Sp. Braga e Paços de Ferreira

domingo, 24 de novembro de 2013

Frio

Foi um jogo tal como foi o clima de hoje frio.
 Uma péssima primeira parte sem que o Benfica tivesse criado uma chance digna desse nome(4 remates nenhum à baliza e uma posse de bola de 58%), todavia o Braga mesmo jogando mal  levou na primeira parte, uma bola à barra.
Na segunda parte foi mais do mesmo, desacerto completo da turma lisboeta e o Braga teve várias oportunidades  para abrir o marcador, mas Artur e mais uma vez a barra impediram um mau resultado.
 O tempo foi passando e Raul José que subsitituiu Jorge Jesus no banco lá alterou as coisas tirando o lesionado Siqueira(mais outra lesão), metendo André Almeida e o desinspirado Djuricic (creio que não rende a segundo avançado) por Rodrigo que tem andado desinspirado desde S.Petersburgo e Ivan Cavaleiro rendendo Markovic que estava desinspirado também.
A exibição colectiva foi constrangedora,até que o golo da vitória que estabeleceu o resultado final surgiu nos instantes finais através de Nemanja Matic que  bateu Eduardo e foi celebrar o golo com a massa adepta do Benfica. Bem Nemanja!
Em suma, foi o  típico jogo cujo resultado foi melhor que a exibição, 3 pontos ganhos e alguns sinais preocupantes(os habituais, desconfio de uma Cardozo dependência).
 De assinalar que não sofremos golos de bola parada, yayyy!
1 jogo ganho, 3 jogos restantes para Jorge Jesus
P.S- Ganhamos 2 pontos ao futebol clube do porto que empatou diante do Nacional da Madeira no dragão e poderemos ganhar outros 2 ao sporting que defronta hoje o Vit.Guimarães.

sábado, 23 de novembro de 2013

Eu quero ser como Vieira

Eu gostava de ser como Luís Filipe Vieira (tirando a parte de ele ser do Benfica, sendo eu do Sporting e talvez em matéria de orelhas prefira as minhas). Porque o Estado assumiu uma dívida do presidente do Benfica no valor de 17 milhões de euros. Vieira e a sua empresa deviam esse dinheiro ao BPN e parece que foi dado como incobrável.
Eu juro que não preciso tanto, mas se for preciso fico incobrável também. A mim quaisquer 170 mil, que é só 1% do que lhe perdoam, já me deixava feliz. Mas 1,7 milhões, ou seja 10% deixava-me muito rico, mas se não quiserem dar-me mais de 0,1%, ou seja 17 mil euros, eu já vos agradeço bastante.
Pensando melhor, isto deve ser tudo mentira, uma cabala contra o presidente do Benfica (apesar de ainda não ter visto qualquer desmentido). Porque um senhor que tem uma dívida de 17 milhões não deve poder estar à frente de uma instituição de utilidade pública que recebe dinheiros públicos. Se acaso o presidente do Sporting, do Porto ou do Braga forem também prejudicados por uma norma assim, paciência. Gosto muito do meu clube, mas gosto mais de contas bem feitas e de verdade e transparência.
Se for verdade, no entanto, deixem-me gritar: ESCÂNDALO! Ao pé disto, o que se diz dos políticos é - como dizia o Berardo - 'penauts', ou, em português, amendoins. Não gozem mais com o Zé pagante, porque eu sinceramente já não aguento!
Luís Filipe, grande homem. Andar todos os dias na televisão sabendo que nós lhe pagamos as dívidas (mesmo aqueles que como eu foram contra a nacionalização do BPN porque já sabiam no que ia dar...) é de homem. E de homem corajoso!
Eu não tinha cara para isso...  


Henrique Monteiro in Expresso(22 de Novembro de 2013)

Artigohttp://expresso.sapo.pt/eu-quero-ser-como-vieira=f842194

De volta ao campeonato

Após pausas para a Taça e para Selecções marcadas pela positiva pela passagem do Benfica à proxima fase e da selecção portuguesa/do Jorge Mendes e pela negativa pelo Duarte Gomes( contestado pelos nossos vizinhos) e da Pepsi em relação a Cristiano Ronaldo e a de Vieira com o BPN. Tudo normal. Polémicas à parte, finalmente volta a prova que mais me interessa vencer sempre, ou seja o campeonato.
Voltamos a estar num bom momento, voltamos a marcar golos e a rubricar boas exibições, após um arranque aos soluços, mas o último jogo diante do nosso rival de alvalade deixou me claramente a ideia das bolas paradas defensivas serem autênticos penalties para o Benfica, já o tinha sido com o Chelsea, o Estoril, o Olimpiakos e mais recentemente por duas vezes com o Sporting. 
E as bolas paradas defensivas têm sido um autêntico descalabro e praticamente inofensivas. Espero que as tenham treinado. 
Vamos enfrentar um adversário tradicionalmente difícil como é o Braga, tanto nos jogos fora como em casa, apesar de estarem num momento menos feliz, mas possuem bons jogadores e um treinador bastante competente e expriente como é o nosso velho conhecido Jesualdo Ferreira. E eles vão querer mudar isso na Luz, muito cuidado.
Entretanto também saiu a pena aplicada a Jorge Jesus, 30 dias um mês em todas as competições internas, o que equivale a 4 jornadas. Justo. 
Vamos ver como a equipa provisoriamente treinada por Raul José irá reagir sem o auto-entitulado "mestre da táctica" no leme e como este a irá montar amanhã diante do Sp. Braga, se em 433 com um meio campo composto por :Matic, Enzo e Djuricic(mais avançado) ou Matic, André Gomes e Enzo, sendo que aposto na primeira hipótese, uma vez que Djuricic tem jogado mais, ou então irá jogar no 442 de Jesus(4-2-4 na realidade, com mais um avançado, neste caso Lima).
Será também uma semana importante para o futuro do Benfica na Europa, teremos que ganhar ao Anderlecht(para garantirmos a nossa presença na Liga Europa) e eventualmente esperarmos uma derrota do Olimpiakos diante do PSG (que teremos que vencer no último jogo na Luz), para termos a mínima hipótese de permancer na Champions. Não permancemos por culpa própria, porque não vencemos os dois jogos com o Olimpiakos.
Enfim.

P.S- O próximo adversário da Taça de Portugal será o Gil Vicente, sendo que o jogo será em casa.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Do Benfica e do sexo oposto.

Tal como isso é uma questão de prioridades de escolhas. Eu tal como o Benfica e como sou o meu "Jorge Jesus e jogadores"  pessoal quero ganhar todas as competições em que estou envolvido seja o Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga o menos prioritário e eventualmente a Liga Europa ou a Liga dos Campeões( Olá Vieira!).
Tal como eu, o Benfica perdeu todas as competições, porque dispersei a minha atenção e tempo pelas diversas competições ao longo do tempo, desgastando-me fisicamente e psicologicamente(especialmente) de forma ineficiente e no final fiquei com um grande melão, dando percentagens abaixo do máximo que posso dar do que estiver focado em apenas uma competição,tendo em conta os recursos(como o tempo que dispenso em cada uma e charme) e potencial que tenho.
 Sejamos francos também não vale a pena dispensar muito esforço para um "título" com pouco valor  ou que não nos diz nada/ não nos passa cartão, por isso mais vale optar  e canalizar energia pelo "título" que não será acessível mas não impossível, mas por aquele que me diz mais e que merecerá mais a minha atenção e após a sua conquista valerá a pena.
 Outros troféus que me surgiram ao longo das minhas diversas  foram troféus do Guadiana, etc, etc que não me dizem nada e que não tem grande valor desportivo.
Sei que tive, tal como o Benfica, um início de época conturbado e para esquecer e os últimos anos tem sido nesses termos para esquecer, mas até final de Dezembro ou até ao final  de Maio tenho mesmo que festejar a conquista de algum campeonato e não por ter quase ganho um Campeonato, uma Taça de Portugal, um troféu europeu, uma taça da liga ou mesmo... o troféu do Guadiana e no fim ficar com a cabeça a inchar...
Mas tal como o Benfica, "o meu destino é o de vencer!"

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Toda a gente sabe que há uns anos eu era um homem de confiança de Pinto da Costa, e nunca ouvi falar no senhor Antero"- Luis Filipe Vieira

Sabemos, sabemos...

Comunicado do Sport Lisboa e Benfica após o jogo Sport Lisboa e Benfica vs Sporting Clube de Portugal

Uma questão de coerência

Resistiu, até esta segunda-feira, o Sport Lisboa e Benfica a entrar numa discussão que entendeu ser natural num primeiro momento, mas que no tempo e no tom em que a mesma se está a prolongar é completamente absurda e merece repúdio.

Sejamos sérios. Há lances de dúvida no jogo? Claro que há, como há em todos os jogos com a intensidade em que decorreu o jogo do passado sábado. Os lances duvidosos repartiram-se, mas os reparos e acusações limitaram-se a apontar, de forma parcial, prejuízos apenas para o Sporting Clube de Portugal.

É claro que a omissão, por parte do operador televisivo, da linha virtual em alguns casos e da má colocação da mesma em outros também contribuiu para desvirtuar a análise de alguns lances.

A discussão faz parte do Futebol e por isso é legítimo que o Sporting peça os relatórios que entender sobre o jogo, e que disso dê publicidade nos jornais que entende, mas seria coerente que pedissem, com a mesma indignação que publicamente têm exibido, os relatórios do jogo com o Benfica em Alvalade, com a Académica em Coimbra, com o Olhanense no Algarve e com o Marítimo, também em Alvalade.

Não podemos reclamar apenas de algumas cenas do filme, temos de ser coerentes e ter memória do filme todo. Quando assim não acontece perdemos credibilidade e ficamos reféns da demagogia e do mais primário populismo.

Quantas vezes já vimos alguns directores, editores ou articulistas de jornais escreverem e condenarem o excesso de protagonismo que os dirigentes assumem em detrimento dos jogadores? E do absurdo de discutir as arbitragens da forma como se discutem em detrimento do jogo?

Pois bem, os jornais e os seus directores têm toda a legitimidade de definir a linha editorial, os editores e opinadores têm todo o direito em assumir o que bem entenderem, mas uma vez percorrido este caminho não podem, no futuro, estes mesmos responsáveis voltar a cair na tentação hipócrita de criticar este tipo de comportamento por parte dos dirigentes desportivos, dada a forma como estão a dar eco de algumas declarações irresponsáveis.

Registe-se, ainda, que não houve da parte de nenhum dirigente do Benfica qualquer palavra desrespeitosa em relação a algum profissional do Sporting. Não é admissível, por isso, que o presidente do Sporting, pela segunda vez, se dirija da forma que se dirigiu ao treinador do Sport Lisboa e Benfica. A liberdade de expressão tem fronteiras que devem ser respeitadas. Não é por gritar mais alto nem por insultar mais vezes que se ganha a razão.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Karma Police

É com a música de Radiohead- Karma Police que dou título à crónica do Benfica x Olimpiakos.
O Benfica entrou bem no caldeirão grego e criou duas oportunidades logo a abrir por intremédio de Cardozo e Markovic a testarem Roberto e darem o mote para o que viria a seguir.
Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, eis que o Olympiakos marca golo por intremédio de um canto ofensivo a favor do Olimpiakos (e por momentos vi o tal golo de Ivanovic que nos derrotou na Liga Europa). Realisticamente falando Jesus podias treinar isto, não?
O Benfica não desmoralizou, após ter consentindo o golo da turma grega  (foi a exibição mas bem conseguida da época) e criou até ao final da primeira parte diversas ocasiões para marcar, mas faltava algo na decisão (sem tirar o mérito a Roberto), e a terminar a  Matic se tivesse atacado a bola com maior convicção podiamos ainda disputar o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões.
A segunda parte foi mais do mesmo, o Benfica a atacar(que tal também treinares as bolas paradas ofensivas Jorge Jesus, já que foram praticamente inofensivas e ironicamente são o ponto fraco de Roberto, porque não as treinaste?), Roberto a negar o golo do empate à sua antiga equipa por várias oportunidades( 7 intervenções de grande nível). De destacar que uma arrancada de Leandro Salino (ex-Braga) em contra-ataque podia ao final ampliar para 2-0, mas resolvido pela defensiva do Benfica.
No Benfica destaco positivamente Ruben Amorim, Silvio e Markovic.
Negativamente não destaco ninguém, uma vez que jogamos muito bem, sendo os aspectos negativos, a abordagem aos lances de bola parada defensivos e ofensivos por parte da equipa técnica e jogadores. Detalhes que decidem jogos, campeonatos e taças.
 Foi realmente mau e nenhuma equipa deve falhar tanto numa competição como é a Liga dos Campeões, nem mesmo o "melhor plantel dos últimos 30 anos", não é presimente vieira?
Fico naturalmente desapontando por ficar de fora da fase seguinte da champions, uma vez que os dois jogos com o Olimpiakos estavam ao nosso alcance, tanto em casa como fora e vamos ter de lutar pelo 3º lugar do grupo(repescagem para a Liga Europa) com o Anderlecht, uma vez que é quase impossível passarmos aos oitavos de final, uma vez que realisticamente o objectivo do Benfica para a Champions devia ser os quartos de final. E uma chapada invisível de Roberto em todos os detractores(Onde é que ouvi/vi isto antes?)
O próximo jogo é IMPORTANTE com o Sporting CP  e temos que ganhar. Em caso de derrota tem que rolar cabeças!