domingo, 31 de janeiro de 2016

O Benfica de 2016. Uma nova esperança?

Na eminência do jogo de mais logo à noite diante do Moreirense que defrontámos a meio da semana com uma vitória expressiva por 6-1 e tendo em conta os últimos resultados e exibições, eis que "voltamos" a estar na luta, tendo em conta que os primeiros três classificados perderão bastantes pontos nesta época. Nós no nosso caso, tendo em conta o nosso inicio de época atribulado com duas derrotas diante dos rivais, uma delas um desastre e outra diante do Arouca, juntando ao empate na Madeira, a margem para falhar é reduzida ou mesmo nula, assim como as equipas listadas.
Na Liga o Benfica apesar de estar a 5 pontos(à condição) do primeiro lugar e na mesma posição com o FCP de Peseiro que substituiu Lopetegui, visto que ambos jogaram ontem,  tem rubricado finalmente boas exibições que tem culminado em vitórias(só empatamos diante da União Madeira), o que tem dado alento e um novo acreditar à nação Benfiquista, o que pode ser positivo para a segunda metade do campeonato e para todos os jogos que serão bastante difíceis.
Relativamente à Taça da Liga que apesar de não ser o troféu mais importante do calendário(defendo a rotação) é um troféu oficial e o Benfica tem  a obrigação de encarar todas as competições em que está envolvido para ganhar, não as descurando, pois descurar e desvalorizar competições oficiais  é uma contradição à nossa História.
Nesta competição com a eliminação dos nossos dois rivais, teremos uma "final antecipada" com outro vencedor da competição, o Sporting de Braga na Luz, perspectivando-se um jogo difícil,  pois o Braga orientado por Paulo Fonseca é uma equipa que pratica bom futebol e demonstrou isso diante do Benfica em Braga, Sporting em Braga e em Alvalade e Porto no Dragão.

domingo, 3 de janeiro de 2016

E agora Benfica? Como vai ser 2016?


Após a nossa aborrecida vitória em Guimarães em que mais uma vez não jogamos à bola e fizemos mais um jogo confrangedor e termos ganho 3 pontos ao FC do Porto, que perdeu em casa do actual líder do Campeonato, o Sporting CP. O que importa dizer?

Boas notícias:
Já fomos ao Dragão , a Braga e a Guimarães (vencemos estes dois últimos jogos);
As recuperações dos lesionados(Luisão, Semedo e Salvio estão eminentes)
O recém-chegado Grimaldo poderá ganhar o lugar ao mal-amado Eliseu;
Não estamos arredados do título(2 pontos para Porto; 4 para o líder Sporting);
Estamos nos oitavos de final da Champions e não apanhamos um Barcelona, por exemplo.

Más notícias:
Vamos a Alvalade à casa de um treinador que nos vergou três vezes no ano passado(esta época) em três competições diferentes, que nos conhece como ninguém;
Qualquer jogo fora ou em casa com Rui Vitória ao comando da equipa é sempre um jogo de 50-50, o que me faz concluir que vamos perder muitos mais pontos que os nossos rivais;
Não existe uma ideia clara de jogo, apenas chuto para a frente e fé nas individualidades(com Jonas e Gaitán à cabeça);
Jogos difíceis na Madeira(c.f com o segundo ponto referido nas "más notícias"
Processos defensivos e ofensivos para esquecer.
Maior dificulade em jogar com equipas que se fecham e jogam no contra-ataque;
Desvantagem nos confrontos directos com os rivais(0-1 com FCP e jogo na Luz; 0-3 com o SCP e em Alvalade)

Posto isto, estamos na luta  sendo que cada jogo até Maio será o "jogo do título", em que não podemos perder mais pontos e obviamente não dependemos de nós próprios. Ou seja fazermos o nosso trabalho e esperar por deslizes alheios, se queremos alguma coisa desta época.