No futebol, além da componente táctica e física (treinos) há uma última questão que considero fundamental entre o fracasso e o sucesso que é a questão psicológica(motivacional), sendo que foi um dos porques porque perdemos mais um campeonato para o futebol clube do porto( nessa questão eles batem-nos aos pontos).
Porque? Passo a explicar. Posso enumerar vários exemplos, os festejos dos jogadores do Benfica nos Barreiros, o timing da conferencia de imprensa do Juan Gabriel, o "Reservado" no Marquês, discursos de vitória antecipada da nação benfiquista em geral, que levaram a que os nossos adversários ganhassem um novo alento e uma motivação acrescida para nos vergarem, uma vez que julgamos (erradamente), que jamais perderiamos o campeonato passado e que o tinhamos na mão. Agora estaremos a ouvir as piadas deles e dos verdes que justificam isso com a cassete da nossa arrogância, que até tem o seu fundo de verdade(o único consolo deles foi não termos ganho nada para esquecerem a tristeza de época que fizeram).
Por sua vez o FCP, foi fazendo o seu papel, ou seja ganhando os jogos que tinha a ganhar e calado antes de receber o Benfica no seu reduto, quando perdemos pontos diante do Estoril galvanizaram-se e acreditaram e venceram-nos nesse jogo, onde perdemos a liderança e mais um campeonato no fatídico minuto 92.
O que aprendemos desta mini-lição? Simples, não "festejar" antes do tempo e não mandar patacolhadas em momentos cruciais do campeonato. Que sirva de lição a Luis Filipe Vieira(restante direcção), ao João Gabriel, ao Jorge Jesus(restante equipa técnica) e Jogadores do Sport Lisboa e Benfica.
P.S- Curioso cada vez que o Vieira fala, é mais uma época para o galheiro.
Um blog dedicado ao Sport Lisboa e Benfica e todos os Gloriosos bigodes que por lá passaram e continuam a passar, honrando o clube com títulos, emoção, suor e lágrimas.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
O lado psicológico do jogo-Aviso de Pré-Época
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Falhas psicológicas são muito frentes quando primeiro falham as características de liderança.
ResponderEliminarUm verdadeiro líder de homens que recebem salários estratosféricos não pode andar aos pulos durante um jogo e na derrota prostar-se de joelhos perante o adversário que é mais inimigo ou chorar em desespero perante um estádio cheio quando a derrota é eminente.
Um verdadeiro líder não usa gritos como forma de comunicação com os restantes membros da equipa.
Tenho quase a certeza que o JJ percebe mais de tática de futebol que o Mourinho e no entanto a diferença nos resultados é abismal e na minha humilde opinião deve-se primordialmente â diferença de qualidade de liderança entre um e outro.
Enquanto não perceber que nem só de tática subrevive um treinador lamento prever acabar por passar ao lado de uma grande carreira e os milhões com que o LFV o presenteia apenas servirão para tapar o buraco que o BPP lhe causou.
Temo esta renovação de contracto ser possivelmente o erro mais crasso que LFV cometeu.
O treinador do Benfica que queira justificar o poderio que lhe foi concedido tem de ser no mínimo o dobro de líder, para não tocar no Benfiquismo, porque este é outro aspecto que me causa azia profunda, principalmente nos jogos contra os corruptos.
As humilhações consecutivas ao longo dos últimos 3 anos têm sido intragáveis.