quarta-feira, 20 de maio de 2015

Jorge Jesus(Renovar ou não renovar, eis a questão)

Com o Benfica já praticamente e matematicamente campeão e com a aproximação da silly season(vou falar noutro post no futuro), a maior de todas as dúvidas é o prolongamento de uma já longa ligação de Jorge Jesus ao Benfica.
 Em termos de avaliação deste consulado de seis anos, passámos a jogar o dobro com que jogávamos com Quique Flores, Fernando Santos, Koeman, Chalana, Camacho,  passamos a discutir provas e títulos com os dragões até ao fim(exceptuando a maldita temporada de 2010/2011), fomos a duas finais europeias(Liga Europa), embora as tenhamos perdido de forma inglória para o Chelsea e Sevilha. Se na 1ª temporada, Jesus chegou, viu e venceu, nas restantes 3 (1 de Villas Boas e 2 de Vitor Pereira), Jesus cometeu diversos erros que levaram a perda de campeonatos e finais nacionais e europeias. ´
Perdeu tudo em 2012/2013, numa semana, caiu de joelhos no Dragão e renasceu na temporada seguinte, não dando hipóteses à concorrência, falhando apenas a Liga Europa. E este ano com menos soluções, devido à venda de meia-equipa campeã que fez o pleno em Portugal mas com muito pragmatismo e espírito de grupo(e devido ao contributo singelo de Julen Lopetegui) ganhou este campeonato e revalidou o Benfica tornando-o Bi-Campeão e possivelmente juntará a Taça da Liga ao Campeonato e à Supertaça da temporada passada.
O que falhou terá sido a prestação do Benfica na Liga dos Campeões, mas atendendo ao plantel desta época não tínhamos profundidade para passarmos num grupo com Zenit, Leverkusen e Mónaco ou mesma para as fases mais adiantes da Liga Europa e também para o desgaste proveniente dos jogos europeus a meio da semana, mas mais grave foi a Taça de Portugal. O importante era este campeonato, mesmo tendo ficado em último lugar do grupo, vencer títulos europeus, pode ficar para quando ganharmos de todo a hegemonia em Portugal(Neste momento em 6 anos de Jesus, temos 3 títulos, o FCP tem 3, que resultaram de um tri). Em resumo, pode-se considerar um bom mandato, mas perdemos de forma incomprensível os campeonatos de 2011/2012 e 2012/2013 , devido a factores internos(mau planeamento de época, má rotação da equipa e propensão pelo abismo) e factores externos(arbitragens e competência do FCP), podendo ter sido 5 campeonato em 6, mas enfim.
 Se Jesus deve ficar, claro que sim, temos que ultrapassar o FCP em termos de campeonatos na era JJ na próxima temporada, além de que as repercussões de um tri serão mais notórias no FCP(que pode vir a perder meia-equipa como nós no ano passado. Lopetegui tem tolerância zero mas estará mais maduro relativamente ao nosso campeonato e poderá fazer maior condicionamento às arbitragens na próxima época, para não falar na altercação que teve com Jesus, muito cuidado Benfica) do que propriamente um Bi, mas o principal entrave à permanência  será diminuir o contrato do amadorense para reduzir despesas salariais no Benfica, para não falar na atenção de vários grandes clubes europeus em Jesus (Duvido muito que vá para o outro lado da Segunda Circular,como é óbvio.)
Tem a palavra, Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus.


Ressaca do Bi-Campeonato

Após a celebração do Bi-Campeonato por todo o país e por vários pontos do mundo. 
Desde Viana do Castelo até Sagres, de Bragança até Vila Real de Santo António em Portugal Continental, nas Ilhas, enfim por todo o mundo em que se encontrasse um ou mais Benfiquista, até em território "inimigo" onde por todo o país, a festa da nação benfiquista foi bem mais genuína que no Marquês (já lá vamos...), a nossa querida comunicação das desgraças sociais prefere dar ênfase aos acontecimentos que mancharam a festa Benfiquista como foram o excesso de zelo manifestado por um agente da autoridade a uma família Benfiquista, os roubos e destruição verificados no D. Afonso Henriques a Norte.
Mais a Sul na capital, foi a infame festa no Marquês que acabou com violência entre adeptos(?) e com a polícia(um agente demonstra num vídeo que circula pela Internet, a sua abundância de classe), que estragaram a festa de um Bi-Campeonato conquistado com mérito pelo Benfica. Aguarde-se uma tomada de posição do Benfica em relação a estes adeptos e caso forem sócios do Benfica, a direcção do Benfica deve expulsa-los de sócio e pisarem o Estádio da Luz, pois este é um dos inconvenientes da grandeza do Benfica: albergamos todo o tipo de adeptos: adeptos bons, maus, inteligentes, imbecis e por aí fora. 
Falando em direcção do Benfica, destaque para o patrocínio da Emirates, durante 3 anos uma senão a mais reputada companhia aérea que patrocina outros grandes clubes europeus como o Real Madrid, Arsenal e Milan, por exemplo, e que agora as nossas camisolas vão ter o patrocínio (a alternativa é LINDA). Penso que esta nova pareceria económica vai trazer benefícios e uma maior projecção do Benfica no mundo e grandes adversários para a Eusébio Cup(espero que este ano, convidem os nossos amigos do Torino FC).
Luis Filipe Vieira, por vezes bastante criticado neste blog e pessoalmente não sou grande fã dele, teve uma bela atitude em convidar a família vítima de violência em Guimarães para o último jogo do campeonato e o miúdo que viu o avô e o pai que foram espancados a levantar a Taça de Campeão Nacional 2014/2015, teve bem no comunicado acerca dos acontecimentos lamentáveis extra-futebol, condenando a violência e compensar o Vitória de Guimarães pelos danos causados pelos adeptos(que infelizmente partilham o mesmo clube que eu). 
Agora é ganharmos com o Marítimo para fecharmos o campeonato em beleza(dando oportunidade a diversos jogadores menos utilizados e da B de serem campeões) e ganharmos a final da Taça da Liga diante do mesmo Marítimo na cidade de Coimbra para terminar em grande, uma boa temporada e começarmos a preparação para o assalto ao TRInta e cinco na próxima época. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Hora das decisões

Chegámos às últimas três jornadas do campeonato, no início aquando das saídas de meia equipa campeã, se me dissessem que esta equipa não perdeu nenhum clássico ou derby, sendo que o favorito Porto não marcou qualquer golo e ganhámos no "maldito" Dragão, dizia para essa pessoa procurar ajuda psicológica ou assim. Mas não, o Benfica contrariou-me, começamos por fazer uma primeira volta de campeonato impecável com vitórias e exibições mais ou menos bem conseguidas.(derrota em Braga e empate oferecido na Luz diante do Sporting por Artur). Contudo a nossa participação na Europa e Taça de Portugal foi lastimável, sendo que na Liga dos Campeões ficamos em último
Na segunda volta do campeonato, tem sido um Benfica de duas caras, uma cara vistosa e demolidora como temos visto em épocas anteriores nos jogos em casa (o jogo com o Porto foi uma excepção à parte, pois quer Jesus, quer Lopetegui, vês Julen, não me enganei no teu nome. Já a "cara" dos jogos fora (à excepção deste último em Barcelos) tem sido enfadonha, triste, etc, especialmente em Vila do Conde e Paços de Ferreira, onde perdemos. 
Faltam 3 jornadas para o fim do campeonato: Penafiel (casa), Vitória de Guimarães (fora) e Marítimo (casa).  O Penafiel é uma equipa que subiu e agora vai descer de divisão, mas vai querer a honra pelo menos, e embora não seja o Estoril de 2012/2013 e o Benfica não vir da "ressaca europeia", como veio diante do Fenerbahçe à 2 anos e fez uma grande reviravolta que garantiu o lugar na final de Amesterdão,  o Penafiel promete ser uma equipa que irá defender-se ao máximo e aproveitar o contra-golpe, e uma vitória do Benfica e máxima concentração e finalização eficazes serão ideais para evitar nova "Estorilada" para não jogarmos em Guimarães sob ainda mais brasas, como no Dragão... e aconteceu Kelvin. 
Em seguida o Guimarães que em casa é sempre um jogo complicado, embora não esteja fazendo uma 2ª volta famosa, é o jogo teoricamente mais complicado no calendário do Benfica e em caso de vitória, juntamente com vitória anterior sobre o Penafiel, o Benfica será coroado Bi-Campeão e atingirá o 34º Campeonato Nacional da sua História. Em caso de resultado negativo, a julgar pelas nossas últimas prestações fora de porte e no Norte de Portugal, terá de ser vitória obrigatória na Luz. 
Mas após ter feito diversos cenários, o jogo mais importante do Benfica é com o Penafiel, pois há que se pensar jogo a jogo. Tem a palavra no campo Jorge  Jesus e os seus "discípulos", pois o Benfica depende para si para ser campeão. 
Bigodes e Buços ao alto!