quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Benfica Chained

A última vez que vi o Benfica foi em 1994, era míudo e resisti a todas as tentações de mudar-me para o rival da 2ª circular, até pude ter sido do Sporting mas não queria isso o Benfica escolheu-me. Via um Benfica que em plena época de ascensção do FC Porto e de todos os seus estratagemas e tácticas como meter enxofre nos balneários era garboso e ganhou lá arrancado para o campeonato, também o vi a dar 6-3 no rival de alvalade, cujos adeptos festejavam a vitória do seu clube por antecipação.
Perdi-o algures em meados de 1994, quando Damásio tomou posse juntamente com Artur Jorge que destroçou uma equipa inteira e depois Vale e Azevedo.
Andavamos pela ruas da misérias, sem saber o doce sabor da vitória mas éramos exigentes, ao mínimo deslize do treinador ou falha da direcção corriamos com aquela gente literalmente ou derrota humilhantes com rivais ou na Europa (Celta de Vigo).
Tinhamos um passivo grande, deviamos a todos, não tinhamos dinheiro não ganhavamos nada, mas nas eleições corremos com o presidente advogado aldrabão e metemos Vilarinho( o verdadeiro "salvador do Benfica") e Luís Filipe Vieira como director desportivo(!). Vilarinho idealizou o Estádio da Luz e salvou o pobre Benfica de mais do mesmo de Vale e Azevedo, se bem que ganhou devido à promessa da contratação de Mário Jardel, o único erro que reconheço a Vilarinho foi ter corrido com Mourinho após ter dado 3-0 no Sporting. Passado algum tempo depois, Vilarinho saiu e Vieira entrou e ficámos em sexto.
Nos primeiros anos, Vieira até fez umas coisas engraçadas, nomeadamente na construção de betão mas os resultados desportivos tardaram em aparecer, até que finalmente voltamos a ganhar a Taça de Portugal ao campeão europeu FC Porto de... José Mourinho, até a um campeonato ganho por Trappatoni que nas palavras de Luis Filipe Vieira "nunca deviamos ter ganho".
O Benfica e o seu presidente (este no seu jeito bem populista) lá disseram que iam voltar à hegemonia do futebol português, mas não novo tetra para o FCPorto e um punhado de troféus e acabavamos sempre atrás de Sporting e até do Vitória de Guimarães e as campanhas europeias (exceptuando a que Koeman fez foram miseráveis) e vários treinadores por lá passaram até aparecer um senhor de cabelo grisalho chamado Jorge Jesus, que prometeu que iamos jogar o triplo assim foi.
Eram goleadas atrás de goleadas, futabol munta bonito e fomos campeões e ganhamos a taça da liga, passados 4 anos. Depois vieram as Robertadas, os 5-0 do dragão, duas campanhas miseráveis na champions, o fc porto festejar um campeonato na nossa casa e passar à final da taça de portugal, eliminados da meia final da Liga Europa, perdermos dois campeonatos com 4 e 5 pontos de avanço(não refiro a imagem de JJ ajoelhado no dragão porque deixou-se levar pelas emoções), a peitada de Cardozo e a forma como trataram tal processo, um treinador que tal como a direcção pode fazer tudo mas mesmo tudo. Resultado: Temos alguns Benfiquistas satisfeitos em sermos o campeão da boa disposição, apoiarmos inequivocamente quem não devemos, o passivo a aumentar, os !!!!!!! dos adeptos do Benfica no Facebook com as fafás a dizerem disparates, maus planeamentos de época, com os comunicados parvos , com o betão e merchandising a serem umas constantes, entre outras coisas.
Dito isto vejo o verdadeiro Sport Lisboa e Benfica cansado, acorrentado, esfomeado, espancado e um benfiquinha mediocre que vive de betão, com adeptos autistas alheados da realidade, descaracterizado da sua matriz e do merchadising.
Quero o Sport Lisboa e Benfica de volta e abaixo este benfiquinha à imagem do seu presidente tricolor("valores à porto, resultados à sporting")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)