segunda-feira, 21 de abril de 2014

Radiografia a um campeão.

Passada a conquista do 33º campeonato nacional importa fazer a radiografia ao novo campeão nacional, pois todos tiveram uma quota-parte no mais recente sucesso e que com esta conquista se abram novas conquistas num futuro próximo. Pois bem sem mais demoras vou fazer a radiografia a este novo campeão nacional:
Jogadores: Não vou destacar jogadores individualmente porque em todos os aspectos praticamente quase toda a temporada, digo o quase, pois começamos ainda com os fantasmas da última época, mas destacaria jogadores influentes como: Oblak(creio que a sua entrada no onze, foi um dos vários pontos de viragem), Luisão, Garay, Siqueira, Maxi, Silvio e Jardel(que substituiu com excelência, os centrais habitualmente titulares), no sector defensivo.
Pela negativa na defesa destaco Cortez que também foi campeão nacional;
No meio-campo, destacarei Matic, que neste sector até Janeiro quando saiu para o  Chelsea e Enzo Perez que carregaram a equipa às costas. O sérvio saiu e deu o seu lugar a Fejsa que embora seja um jogador tecnicamente menos dotado, defende melhor e o Benfica defensivamente tornou-se melhor. Sendo que neste sector também destacarei Ruben Amorim, André Almeida(que tal como Amorim é bastante polivalente e não sabe jogar mal). E para o futuro, André Gomes, decisivo na ida ao Jamor (que infelizmente está na posse de um fundo) e a incerteza, Djuricic, que tarda a mostrar porque foi um dos jogadores do campeonato holandês à 1 ano.
Ainda neste sector intermediá rio, nas alas destaco Gaitan (que jogador genial está...), Markovic (outro génio por lapidar, aqueles golos ao Sporting e ao Guimarães...), Salvio(que infelizmente tem tido problemas com lesões) e Ivan Cavaleiro que poderá afirmar-se no futuro e o útil Sulejmani que embora discreto foi decisivo em vários jogos.
No sector mais adiantado destaco a dupla mais regularmente utilizada: Lima e Rodrigo que superou o trauma do Bruno Alves(quem não ficaria traumatizado...) uma dupla de avançados móvel que torna a dinâmica ofensiva do Benfica mais acutilante e mais perigosa. Quanto a Cardozo, foi quem nos carregou( mesmo sem ter feito pré-época após aquela polémica com Jorge Jesus no Jamor) mesmo no inicio da época em que tentamos recuperar do trauma do ano passado, e que marcou diversos golos que nos mantiveram na corrida de várias competições, embora tenha sido menos influente que em anos anteriores e já não se adeque às rotinas atacantes da equipa;
Treinador e equipa técnica: Ainda me lembro e confesso que fui um dos que pediu a cabeça de Jorge Jesus no final da época passada e inicio desta época, mas que se lixe é destes sapos que gosto de engolir em seco. Nesta época fez a proeza de levantar a moral a um plantel psicologicamente devastado, suplantou a saída de um jogador influente, digo mesmo chave como Matic devido às vicissitudes do mercado e substituiu por Fejsa, reeiventou a forma de jogar do Benfica, incluindo uma dupla de avançados móveis como Lima e Rodrigo, aquando com a lesão de Cardozo (irei a isto no ponto da estrutura..), De negativo destacaria o seu lado "Mr.Hyde" em diversas ocasiões, sendo Londres a mais gritante com os três dedos a Tim Sherwood e ainda mais gravosa com Shéu, Rui Costa e Raul José, sendo que podia ter ganho os dois últimos campeonatos, perdendo-os por incompetência.
Estrutura(The last but not the least...): Luís Filipe Vieira, teve também uma quota parte, por ter feito duas decisões arriscadas e a sua postura ao longo da época: A primeira renovar contrato(bastante chorudo...) e manter um treinador que perdeu tudo e sofreu diversos dissabores, sobretudo às mãos do rival mais proeminente (FC Porto), a segunda não ter vendido ninguém no Verão, tendo em conta que o passivo do Benfica que é  "maior que o Real Madrid".
Arriscou nos dois dilemas de fim de época/ínicio de época e acertou nas suas decisões, embora relativamente na segunda tenha vendido Matic no meio da época, por um valor abaixo da clausula de rescisão , sendo que tal foi "corrigido" pelo treinador como já tinha feito com Javi Garcia e Witsel(com a adaptação de Enzo Perez) e ainda de notar o fiasco da contratação de Cortez(corrigida com a contratação no último minuto de Siqueira)
Quanto à postura, tem aparecido para falar pouco aliás raramente, e no raramente que tem falado tem acertado e o castigo aplicado pelo CD da Liga acaba por ser um mal veio que veio por bem, pois normalmente quando fala entra em discursos demagógicos. A manter assim Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)