quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A insustentável tactica de Jorge Jesus

Jorge Jesus não é tão mau como o pintam nem tão bom como o queiram fazer. É um treinador da velha guarda e como tal a sua táctica actualmente não funciona mais no Benfica, apenas só funcionou na época 2009/2010 em que fomos campeões porque tinhamos um Ramires na direita(MC) que complementava as incursões de Maxi (com pernas) pelo lado direito, e Coentrão e Di Maria que se complementavam entre si e com a pressão que faziamos goleavamos tudo e todos.
O 4-1-3-2 (na verdade um 4-2-4), a partir da 2ª época, jogamos com um extremo natural Salvio que não defende como Ramires e após a saída de Coentrão jogamos com Emerson, Melgarejo (avançado adaptado a defesa esquerdo pelo laboratório de Jesus para disfarçar a má gestão desportiva feita na época anterior) e André Almeida (no final da temporada, sendo outra adaptação).
Na verdade este sistema táctico não serve por duas razões:
 1- Todas as equipas sabem que o Benfica joga sempre da mesma forma seja com o Barcelona ou o Andorinhas(com todo o respeito pelo clube onde foi formado CR7) , e para o evitar jogam na retranca e contra-ataque deixando a defesa encarnada exposta , uma vez que Luisão e Maxi já não são o que eram e Cortez é simplesmente mau, ou então RUIM (creio que o Melgarejo ao pé dele era muito melhor), já no meio-campo, Matic apenas defende e Enzo faz jogar; no ataque, Lima rende melhor no apoio a Cardozo(que está com o pó a Jesus e vice-versa) ou então sozinho como avançado recuado, tal como Rodrigo, dai que os dois não podem jogar juntos. Defendo por isso a inclusão de um 10 como foi Aimar e no Benfica de 2012/2013 , Gaitan, Djuricic podem fazem bastante eficientemente a transição entre o meio-campo e ataque da turma encarnada, de modo a permitir que Enzo auxilie mais Matic(já com suplente) com tarefas defensivas, e um nº10 a ser o cérebro e principal pensador das jogadas ofensivas do Benfica, sacrificando assim um avançado para garantir o equilíbrio da equipa, daí que defendo que Jesus ou outro sem ser Jesus adeqúe o 4-3-3 ao seu plantel, mas como estamos falando de Jesus... não "acardito";
2- O sistema de jogo, uma vez que todas as equipas sabem como este Benfica joga como referi anteriormente, serve apenas para os jogos em casa com as equipas "mais frágeis" do nosso campeonato e mesmo estas já sabem com Jesus joga e jogam no contra-ataque com vista a aproveitar os buracos na defensiva benfiquista, tanto que sofremos golos em todos os jogos esta época. Já para os jogos mais importantes(aí Jesus falha completamente) no nosso campeonato com FC Porto, SC Braga e... Sporting CP, seja em casa ou fora e para as competições europeias, será um tormento e tal está agravado com o desgaste dos jogadores relativamente a este sistema e as rotinas defensivas(bolas paradas inclusive) e a Jorge Jesus. Daí partir com as minhas expectativas em baixo, sendo que de uma forma "limpinha", "limpinha" ou "sujinha", "sujinha", o campeão será o habitual.

1 comentário:

  1. De acordo, o JJ não é mau treinador, mas é pouco inteligente como treinador, tem dificuldades em fazer leitura dos adversarios, do periodo da competição, dos momentos do jogo, e pior, das características dos jogadores, obrigando-os somente a fazerem o que ele acha, mas não o que eles sabem e podem fazer.

    É tempo de arranjar um treinador que estude, como o Mourinho e outros da nova geração não um com palas.

    ResponderEliminar

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)