quarta-feira, 14 de maio de 2014

Considerações antes de uma final europeia.

Consideração nº1- Pessoalmente, Eu não sou apegado a nacionalismos idiotas e o futebol e um desses casos. Na Europa, como se sabe torço incondicionalmente pelo Benfica(a 100%, 200%, 300%, seja o que for...) é o que mais intressa, pois sou Benfiquista.
Quanto aos clubes rivais(FC Porto e Sporting, o último que voltará à Liga dos Campeões),a única razão válida que me faz torcer pelas duas equipas em questão é a questão do ranking da UEFA(ou seja mais equipas portuguesas em prova nas competições europeias  e  mais divisas económicas para o nosso país.), não por patriotismos bacocos, do género vou torcer pelo "Sporting ou pelo Porto é o mesmo que apoiar Portugal", ou seja por que razão irei torçer por um e/ou dois clubes que são rivais do meu clube e a grande parte dos seus adeptos detesta o meu clube por isso é óbvio não festejo golos de ambos esses clubes na Europa pois trairei o meu compromisso afectivo com o Benfica), o mesmo se aplica aos adeptos de cores clubísticas rivais, tenhamos alguma coluna vetebral, se faz favor, já vi adeptos do Benfica torcer pelo Mónaco em resposta ao facto dos adeptos do clube azul-listado ter torcido pela Lazio nessa mesma época e agora os vizinhos da 2ª circular também já torçeram esta época pelo Sevilha, nosso adversário desta noite, também alguns das nossas cores torceram pelo CSKA de Moscovo naquele ano que o Sporting recebeu os russos na final e perdeu essa mesma final e a lista continua. É tudo desporto, é tudo rivalidade, a rivalidade, q.b dá um sabor mais delicioso no desporto.
Proponho o seguinte: Porque não demonstramos o nosso nacionalismo em massa em coisas como o futuro da nossa nação, e um desses palcos para mim será as Europeias, acho que dará melhores resultados e se fosse assim estariamos bem melhor. O que me leva para a próxima  consideração a fazer.
Consideração nº2- Outra consideração que me importa fazer é abordar o clássico tópico de que os que gostam futebol são os ignorantes. Discordo totalmente, porque esse argumento falacioso tem sido usado para fazer o típico esterotipo do típico fã de futebol, que é ignorante, que desconhece os assuntos que o rodeiam,etc,etc. Falso, eu sou fã de futebol doente pelo Benfica e em caso de vitória irei festejar a conquista da Liga Europa, mas necessariamente não sou ignorante(Bem longe disso...), gosto de estar informado acerca do país, do mundo, claro está,  a questão é o aproveitamento político pelos governantes que é feito a partir do futebol, como desporto de massas, e o Benfica pela sua génese popular e pelo facto de ser o clube mais representado em Portugal, tem sido recorrentemente usado pelos políticos para fazer medidas prejudiciais ao povo portugues, daí que normalmente o Benfica seja considerado pelos adeptos rivais, prefiro esse termo aos anti-benfiquistas, tenha sido (erradamente para variar, por ignorância destes..), o "clube do regime salazarista", o nosso hino oficial refuta essa tese ignorante e acéfala em toda a linha. E também nos dias de hoje em que os diversos governos aproveitaram os sucessos do Benfica para lançar medidas impopulares ao povo português e aí está mais um outro exemplo de aproveitamento político feito com o futebol, que é um desporto bonito e na sua essência mais pura é praticado pelos treinadores  e pelos jogadores.
 Exultarei hoje com um golo da vitória do Benfica, seja pelo Lima, o Rodrigo, do Gaitan, o Sulejmani, o  André Gomes, o Rúben Amorim, pelo Maxi, pelo Siqueira, pelo Garay,pelo Luisão e quem sabe do Oblak, por um corte milagroso de qualquer um deles, e pelas defesas do Oblak ou do Artur que significarão a diferença entre uma vitória e uma derrota, pois numa final nunca há empates(só no tempo regulamentar) e chorarei mais outra vez se não vencermos a primeira Liga Europa da nossa História.
VIVÓ BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)