quarta-feira, 20 de maio de 2015

Jorge Jesus(Renovar ou não renovar, eis a questão)

Com o Benfica já praticamente e matematicamente campeão e com a aproximação da silly season(vou falar noutro post no futuro), a maior de todas as dúvidas é o prolongamento de uma já longa ligação de Jorge Jesus ao Benfica.
 Em termos de avaliação deste consulado de seis anos, passámos a jogar o dobro com que jogávamos com Quique Flores, Fernando Santos, Koeman, Chalana, Camacho,  passamos a discutir provas e títulos com os dragões até ao fim(exceptuando a maldita temporada de 2010/2011), fomos a duas finais europeias(Liga Europa), embora as tenhamos perdido de forma inglória para o Chelsea e Sevilha. Se na 1ª temporada, Jesus chegou, viu e venceu, nas restantes 3 (1 de Villas Boas e 2 de Vitor Pereira), Jesus cometeu diversos erros que levaram a perda de campeonatos e finais nacionais e europeias. ´
Perdeu tudo em 2012/2013, numa semana, caiu de joelhos no Dragão e renasceu na temporada seguinte, não dando hipóteses à concorrência, falhando apenas a Liga Europa. E este ano com menos soluções, devido à venda de meia-equipa campeã que fez o pleno em Portugal mas com muito pragmatismo e espírito de grupo(e devido ao contributo singelo de Julen Lopetegui) ganhou este campeonato e revalidou o Benfica tornando-o Bi-Campeão e possivelmente juntará a Taça da Liga ao Campeonato e à Supertaça da temporada passada.
O que falhou terá sido a prestação do Benfica na Liga dos Campeões, mas atendendo ao plantel desta época não tínhamos profundidade para passarmos num grupo com Zenit, Leverkusen e Mónaco ou mesma para as fases mais adiantes da Liga Europa e também para o desgaste proveniente dos jogos europeus a meio da semana, mas mais grave foi a Taça de Portugal. O importante era este campeonato, mesmo tendo ficado em último lugar do grupo, vencer títulos europeus, pode ficar para quando ganharmos de todo a hegemonia em Portugal(Neste momento em 6 anos de Jesus, temos 3 títulos, o FCP tem 3, que resultaram de um tri). Em resumo, pode-se considerar um bom mandato, mas perdemos de forma incomprensível os campeonatos de 2011/2012 e 2012/2013 , devido a factores internos(mau planeamento de época, má rotação da equipa e propensão pelo abismo) e factores externos(arbitragens e competência do FCP), podendo ter sido 5 campeonato em 6, mas enfim.
 Se Jesus deve ficar, claro que sim, temos que ultrapassar o FCP em termos de campeonatos na era JJ na próxima temporada, além de que as repercussões de um tri serão mais notórias no FCP(que pode vir a perder meia-equipa como nós no ano passado. Lopetegui tem tolerância zero mas estará mais maduro relativamente ao nosso campeonato e poderá fazer maior condicionamento às arbitragens na próxima época, para não falar na altercação que teve com Jesus, muito cuidado Benfica) do que propriamente um Bi, mas o principal entrave à permanência  será diminuir o contrato do amadorense para reduzir despesas salariais no Benfica, para não falar na atenção de vários grandes clubes europeus em Jesus (Duvido muito que vá para o outro lado da Segunda Circular,como é óbvio.)
Tem a palavra, Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)