terça-feira, 4 de junho de 2013

A propósito da renovação de Jorge Jesus e dos defesos(preparação para a nova época)

É oficial.
Jorge Jesus renovou com o Benfica por dois anos, contrato por 4 milhões de euros durante dois anos, na minha opinião exagerado para a realidade do país e para o seu rendimento desportivo no seu consulado de 4 anos no leme das águias.( 1 campeonato e 3 taças da liga). É verdade que pôs o Benfica a jogar bem à bola (marca deste Benfica nesta era) e te-lo colocado a disputar decisões, isto não chega, pois as finais foram feitas para vencer e sinceramente não gosto de perder campeonatos em que estou 4 ou 5 pontos de vantagem sobre o "rival cujo nome não pronuncio". É uma palavra um bocado harry pottesca mas que se lixe.
Na minha opinião assim que perdeu com o Vitória de Guimarães, creio que já não tinha condições para ficar uma vez que o Benfica falhou os 3 objectivos principais no final (Liga, Liga Europa e Taça de Portugal) sendo que disputou 2 finais, mesmo perdendo Javi e Witsel no mercado de Verão, tendo o mérito de resgatar Matic que estava na sombra de Javi Garcia e adaptar o proscrito Enzo a uma nova posição(se me dissessem nessa altura que o Benfica disputou  tudo até ao fim com as lacunas que tinha dizia que essa pessoa estava a gozar comigo ou maluca da cabeça.
Foi um inicio de época em que não tive muita crença, crença essa que foi aumentando até ao Março (meses em que perdemos o campeonato passado para o mesmo rival.
Chegados a Maio com hipóteses fortes de ganharmos o campeonato e com bilhete para a final de Amesterdão. Perdemos o campeonato em dois actos: Estoril(rubricou uma boa exibição e tive uma certa impressão que se fossemos mais eficazes e Jorge Jesus mais ciente da substituição, esta hora estariamos ainda em festa) e fcp (auto-golo de Maxi e Kelvin a passar por Roderick e pimba golo... aos 92). Amesterdão, também podemos lamentar nos da eficácia especialmente no 1º periodo e pelo facto de Jardel ter deixado Ivanovic solto.(aos 92 mins mais uma vez). Já com o Guimarães foi simplesmente patético, juntando a rábula do confronto entre JJ e Cardozo. Mais uma época de fracasso...
Agora é tempo de lamber as feridas, erguer-nos e separar o trigo do joio no plantel(se bem que na estrutura também estão pesos mortos a considerar).
Plantel: a sair:
  •  Cardozo( custa-me muito mas uma vez que Jorge Jesus permanece e uma vez que um dos seus melhores arqueiros está zangado com o general( talvez com razão), o melhor para ele e para o plantel era sair. Por sua vez se Jesus saísse e entrasse outro treinador diria que ficava com toda a certeza  );
  • Aimar: el mago não é eterno, mas para efeitos de equilíbrio salarial e tendo em conta a sua idade e numa época em que jogou pouco, deve sair;
  • Luisão. Está na hora de meter sangue novo(não obstante a sua importância no balneário);
  • Micheis, Luisinhos, Carlos Martins, Leos Kanus, Jardeis e etc, jogadores sem qualidade para jogar no Benfica.
A contratar e/ou promover com base nos escalões de formação( B e Juniores)
  • Laterais(direita e esquerda )
  • Meio campo (Nº 6 e Nº8)
Provavelmente sairão Garay ou Matic ou Gaitan no mercado de Verão para um colosso europeu. Dois destes e Cardozo por mim são para manter(apesar do mau estar entre Cardozo e JJ, após a final da Taça de Portugal). A nível da estrutura dispensar os seguintes:(já que não se pode correr com Luís Filipe Ventoinha, obrigado 83%!): Carraça, Rui Gomes da Silva e Juan Gabriel aka Mr. Burns dos Simpsons.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)