segunda-feira, 8 de julho de 2013

O lado psicológico do jogo-Aviso de Pré-Época

No futebol, além da componente táctica e física (treinos) há uma última questão que considero fundamental entre o fracasso e o sucesso que é a questão psicológica(motivacional), sendo que foi um dos porques porque perdemos mais um campeonato para o futebol clube do porto( nessa questão eles batem-nos aos pontos).
Porque? Passo a explicar. Posso enumerar vários exemplos, os festejos dos jogadores do Benfica nos Barreiros, o timing da conferencia de imprensa do Juan Gabriel, o "Reservado" no Marquês, discursos de vitória antecipada da nação benfiquista em geral, que levaram a que os nossos adversários ganhassem um novo alento e uma motivação acrescida para nos vergarem, uma vez que julgamos (erradamente), que jamais perderiamos o campeonato passado e que o tinhamos na mão. Agora estaremos a ouvir as piadas deles e dos verdes que justificam isso com a cassete da nossa arrogância, que até tem o seu fundo de verdade(o único consolo deles foi não termos ganho nada para esquecerem a tristeza de época que fizeram).
 Por sua vez o FCP, foi fazendo o seu papel, ou seja ganhando os jogos que tinha a ganhar e calado antes de receber o Benfica no seu reduto, quando perdemos pontos diante do Estoril galvanizaram-se e acreditaram e venceram-nos nesse jogo, onde perdemos a liderança e mais um campeonato no fatídico minuto 92.
O que aprendemos desta mini-lição? Simples, não "festejar" antes do tempo e não mandar patacolhadas em momentos cruciais do campeonato. Que sirva de lição a Luis Filipe Vieira(restante direcção), ao João Gabriel, ao Jorge Jesus(restante equipa técnica) e Jogadores do Sport Lisboa e Benfica.



P.S- Curioso cada vez que o Vieira fala, é mais uma época para o galheiro.

1 comentário:

  1. Falhas psicológicas são muito frentes quando primeiro falham as características de liderança.
    Um verdadeiro líder de homens que recebem salários estratosféricos não pode andar aos pulos durante um jogo e na derrota prostar-se de joelhos perante o adversário que é mais inimigo ou chorar em desespero perante um estádio cheio quando a derrota é eminente.
    Um verdadeiro líder não usa gritos como forma de comunicação com os restantes membros da equipa.
    Tenho quase a certeza que o JJ percebe mais de tática de futebol que o Mourinho e no entanto a diferença nos resultados é abismal e na minha humilde opinião deve-se primordialmente â diferença de qualidade de liderança entre um e outro.
    Enquanto não perceber que nem só de tática subrevive um treinador lamento prever acabar por passar ao lado de uma grande carreira e os milhões com que o LFV o presenteia apenas servirão para tapar o buraco que o BPP lhe causou.
    Temo esta renovação de contracto ser possivelmente o erro mais crasso que LFV cometeu.
    O treinador do Benfica que queira justificar o poderio que lhe foi concedido tem de ser no mínimo o dobro de líder, para não tocar no Benfiquismo, porque este é outro aspecto que me causa azia profunda, principalmente nos jogos contra os corruptos.
    As humilhações consecutivas ao longo dos últimos 3 anos têm sido intragáveis.

    ResponderEliminar

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)