sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Que comece o espectáculo. Post de Antevisão da nova época

Chegou Agosto, após um Verão em que a nação benfiquista aproveitou para desanuviar a cabeça daquele final de época traumático em que foi um tri-vice-em-tudo, não querem a versão dos nossos queridos rivais em tom jocoso certo?
Em virtude disso e às vicissitudes, outras tropelias(habituais desta direcção) da pré-época e o nosso  principal rival (o FC Porto)  as expectativas este ano são nulas o que é algo inédito no comum adepto do Sport Lisboa e Benfica.
Após o final do mercado de Verão se não sairem Matic, Garay e Cardozo, penso que temos na globalidade uma equipa relativamente mais equilibrada do que no ano passado, mas as soluções a defesa e meio-campo são escassas e aí que o clube azul e branco tem o ascendente sobre nós, Lembrem-se: "o ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos", até porque Cortez do que tenho visto não me inspira grande confiança para os jogos decisivos.
Agora farei uma breve análise ao plantel.
Guarda-Redes: Artur em principío deve ser o titular(parece-me bastante desconcentrado pois fez erros que deitaram tudo a perder, mas também já nos salvou em outras ocasiões). Paulo Lopes deverá rodar em jogos para a Taça de Portugal e Taça da Liga. Pena que Oblak esteja armado em Bruma, pois poderia ser opção.;
Defesa:  Na lateral direita, Maxi fez uma época razoável, embora das mais fracas que já vi, só que desta vez terá a concorrência de Silvio(emp. do Atl. Madrid) e João Cancelo poderá ser opção. Quanto aos centrais Luisão deverá acabar a carreira na Luz, Garay é o mais provável que saia até ao termo do mercado, Lisandro Lopez será o seu substituto(bom nas bolas paradas). Mitrovic e Steven serão os 3º/4ºs centrais. A dispensar: Roderick e Jardel. Na lateral esquerda chegou Cortez um lateral que a defender é uma nulidade mas forte a atacar (será bom em certos jogos e um susto noutros). Melgarejo caso não saia será uma boa opção até porque tem mais rotinas defensivas que o brasileiro(apesar dos problemas com o catedrático). André Almeida tanto é opção para as laterais da defesa e para o meio-campo;
Meio-campo: Matic, um dos nossos melhores jogadores deverá permanecer para a chance de título não baixar (dificilmente será mantido do assédio de clubes de liga mais competitivas, com mais fundos e com melhores hipóteses de conquistarem títulos europeus), Enzo também é outro dos jogadores que de proscrito passou a pedra nuclear da equipa. Mérito de Jesus. Ruben Amorim caso venha com a cabeça no lugar pode ser opção para 6(Matic) ou 8 (Enzo Perez)  e ainda há Andre Gomes.
No meio campo ofensivo de destacar Markovic e Djuricic, que tiveram um bom desempenho na pré-temporada, o primeiro vai dar que falar caso se confirme esse bom momento  sobretudo no campeonato e Liga dos Campeões. O segundo está visto que vai substituir Aimar como organizador de jogo da equipa encarnada e contar com Sulejmani que será um abre-latas em alguns momentos do campeonato. Nas alas, o intermitente Gaitan e o quebra-cabeças Salvio e ainda Ola John que tem que estar mais motivado;
Ataque: É efectivamente o sector com mais soluções e de grande qualidade( caso Cardozo não saia, aquando da sua turra com Jesus na final da Taça de Portugal. Cardozo será obviamente o titular se obter o perdão de Jesus(difícil), todavia será Lima o titular no eixo do ataque e ainda Rodrigo (queremos o Rodrigo que marcou os tres golos em Elche e não o outro após a trancada da besta)
Treinador: Cada vez com menos margem de manobra junto dos adeptos(aí somos todos unânimes) após os sucessivos insucessos das últimas três épocas, as três primeiras jornadas penso que serão cruciais para a sua manutenção na Luz, pois as pressões internas e externas são cada vez maiores e apenas LFV o mantém para eventualmente se demarcar de mais um fracasso, e obviamente se Jesus limpar tudo (não acredito) recolha todos os louros na conquista e apareça a mandar algumas postas de pescada ao velho proxoneta da torre das antas. Caso falhe ficará escondido e calado que nem um rato
As três primeiras jorandas do calendário também são bastante complicadas: Marítimo nos Barreiros, Gil Vicente na Luz e Sporting em Alvalade (supostamente os derbis e clássicos deviam ser a partir da 5ª jornada). Muito cuidado e concentração máxima!

Que comece o espectáculo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)