quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vieiristas e Não-Vieiristas

Hoje e mais que nunca, talvez pelo recorrente insucesso desportivo a família benfiquista está mais dividida que nunca. Bocas entre benfiquistas sucedem-se umas após as outras. No actual quadro do benfiquismo distingamos duas correntes de benfiquistas: o vieirista e o não-vierista.
O Vieirista é aquele que defende que a culpa é de todos: do cão, da vaca, do caracol , do pinto da costa até do "mestre da táctica" mas não reconhece defeitos na estrutura que dirige os destinos do Benfica, não questiona as negociatas duvidosas do betão, os apoios inequívocos, o fraco rendimento desportivo e um passivo cada vez maior fruto de uma péssima gestão desportiva. Outro caracter do típico vieirista é entender que todos aqueles que contestam a figura do presidente são detractores, abutres, maus benfiquistas e imagine-se portistas. Espera aí mas o presidente não é sócio do Sporting CP e do FC Porto?
Curiosamente os próprios portistas querem que o Vieira fique no Benfica eternamente, basta falar com qualquer adepto desse clube para se perceber isso e quem sai mais beneficiado da permanência de Luis Filipe Vieira enquanto presidente do SL Benfica.
O FC Porto, pois claro... não percebem a dica?
 Em suma, o vierista  aplaude a construção de estruturas desportivas e embala em discursos vincadamente demagógicos do Presidente e remete o insucesso desportivo para todos menos para o presidente, não vou referir exemplos basta ver o facebook do Sport Lisboa e Benfica, por exemplo e outro traço do vierista é referir até a exaustão o fantasma de Vale e Azevedo(especialmente para o efeito de comparar o Vieira com Vale e Azevedo/Damásio, como se o Benfica tivesse nascido em 2003.)
O não-vierista por sua vez é crítico, questiona o(s) porques do insucesso do Benfica a diversos níveis, seja do Presidente até a qualquer jogador(a nível interno) e a nível externo (a nível do apoio inequívoco a Fernando Gomes mas tal como o vierista aplaude a construção de estruturas e de gestos que elevam o prestígio e o nome do SL Benfica, independemente da sua posição.
Em suma até que na diferença somos parecidos mas a questão é o Benfica é um clube desportivo que viveu, vive e viverá de vitórias, troféus e conquistas e não numa empresa de betão que vive de um entreposto de jogadores e afirmar-se o mesmo discurso areia para os olhos sem se ter ganho rigorosamente nada: "somos os maiores", "somos os melhores adeptos do mundo" Maiores e melhores porque se no fim ganham os outros?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)