sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Realismo benfiquista e outras considerações

Neste momento o Benfica está na sua pujança, mesmo não jogando como tem jogado durante a era de Jorge Jesus, é um Benfica mais maduro, mais pragmático, mais sóbrio nos seus processos defensivos e finalmente possui um GR vindo do Leste da Europa que me dá mais tranquilidade e é mais mortífero na hora de finalizar( mesmo não estando o seu artilheiro-mor que é Cardozo, Lima, Rodrigo e outros jogadores tem chegado para as encomendas). 
Este Benfica não tem sido espectacular mas péssimo na retaguarda como tem sido noutros anos e ainda este ano(até Dezembro), fruto da ressaca do horrível Maio passado, mas tranquilo em ambas coeso na defesa, letal no ataque(os jogos com Porto e Sporting foram execpção, mas confirmou-se a tal coesão na defesa). Jesus tem neste momento mérito(podia estar no olho da rua no final da época passada, embora defenda que esta época deverá sair mesmo que ganhe) em ter pegado numa equipa em cacos psicologicamente e a ter tornado mais coerente e madura que o ano passado. 
Também tem tido mérito na rotação do plantel(um dos aspectos que tenho criticado em Jesus e que nos custou por exemplo a vitória diante do Estoril e uma almofada de quatro pontos para o celebre jogo no Dragão, mas isso já lá vai...), no Campeonato, Taças nacionais e Europa.
É verdade que estamos a cinco pontos do Sporting(2º lugar) e a sete do FC Porto( 3ºlugar), quando faltam 10 jornadas para o final do campeonato, mas também é verdade que tendo em conta o passado recente(as últimas duas épocas) é uma vantagem que se pode desfazer facilmente mesmo a escassas jornadas do fim. Também é verdade que o Porto( ainda a nossa principal ameaça) está mais fraco que me lembre ver pós José Mourinho (tirando aquele Porto que teve tres treinadores), até ver(nomeadamente no jogo entre os dois clubes listados)  permance  o nosso rival mais perigoso e o Sporting esteja a renascer das cinzas e seja uma equipa em reconstrução, tem estado a jogar bem e podem ser ainda ou nos próximos anos uma força a ter em conta.
Também acho despropositado e imprudente por parte de comentadores afectos ao nosso Benfica nos paineis(eu detesto esses programas) falarem em "fim do ciclo" do FCPorto(quando estes encetam uma série negra de resultados...), pois sempre que se falou nisso após um título do Benfica, o fcporto ganhou 4 campeonatos. Mais humildade e mais tento na língua pessoal, porque só se pode falar em ciclo, quando ganharmos títulos de forma consistente e não periodicamente como se tem verificado ao longo dos anos. 
Agora é ganhar o próximo jogo mais importante da vossa época no Estádio do Restelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)