segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Animal Farm e o Benfica

Qualquer semelhança com o Triunfo dos Porcos de George Orwell com o Benfica actual é mera coincidência
A história decorre na Manor Farm
A má gestão e negligência(bebedeiras constantes) do antigo agricultor levou a uma situação insustentável para a quinta e os animais. Algo tinha de ser feito.
 O velho porco Old  Major liderou a revolução, juntamente com Napoleão e Snowball. Os porcos eram claramente os mais dotados dos animais.
 Então houve revolução e o malvado proprietário foi expulso da quinta. Entretanto Old Major faleceu e Snowball colocou-se no poder, idealizando a quinta que funcionava às mil maravilhas e todos eram felizes e as ovelhas baliam até à exaustão a máxima "Four legs good, two legs bad".
Tal foi por pouco tempo, pois Napoleão numa reunião da quinta em que Snowball apresentava propostas para melhorar a performance da Manor Farm, acusou-o de mentiroso, sendo imediatamente desarmado por Snowball.
Napoleão furioso mandou os seus cães perseguirem Snowball e mataram-no em seguida assumiu o poder ao lado do Pig Squeal, o propagandista oficial de Napoleão, referindo que Snowball era um traidor e aí tudo piorou com a lesão do trabalhador Boxer.
As ovelhas baliam "Four legs good, two legs bad" e os porcos eram mais iguais que todos e tinham os mesmos comportamentos que o antigo proprietários (aqueles comportamentos que  detestavam) e tinham negócios duvidosos com o exterior que só beneficiavam os porcos, enquanto que os outros animais viviam na pobreza e trabalhavam cada vez mais e os estatutos que Snowball tinha pensado  para a Manor Farm eram "adaptados" a favor dos porcos, sempre.
Aqueles que pensavam por si e críticos do regime eram "purgados" por Napoleão e pelos seus cães de fila.
Passados vários anos, era só fotos de Napoleão, o "Querido Líder" por toda a Manor Farm, para não falar que o cavalo Boxer tinha sido mandado para um mundo melhor em prol dos negócios sujos de Napoleão com os agricultores de outra
No final os restantes animais não conseguem distinguir os porcos dos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)