terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A dança das cadeiras ao ritmo das Janeiras.

Chegou Janeiro e uma mini silly season (mesmo com competições a decorrer) que é o mercado de transferências de Inverno em que os planteis fazem as suas afinações para o resto da época ( Campeonato, Taças Internas e Europa).
No meu entender compreendo que tenhamos que vender um ou vários jogador(es) para reforçar os cofres ou debelar passivo como é o caso do Benfica, mas em Janeiro? Mais valia ter havido mexidas no Verão( não houve nenhuma grande venda), mas face a esse facto(Bravo Vieira e restante direcção) e ao insucesso na Liga dos Campeões(Bravo Jorge Jesus), somos obrigados a vender um ou mais jogadores que são nucleares nas suas posições e em posições nucleares e já  estamos no meio da época (final da 1ª volta), o que poderá por em causa o trabalho (mesmo não convencendo, pois podíamos e DEVÍAMOS ter ganho ao Belenenses e ao Arouca em casa) de uma época em causa, mesmo tendo o mesmo número de pontos com que fomos campeões, mas as estatísticas e números comparativos em algo imprevisível como é o futebol, pouco ou nada servem. E com estas saídas, Jorge Jesus terá que adaptar o seu planeamento tactico, uma vez que a "máquina" contará com novas peças ou a saída de algumas.
Das três saídas que estão sendo badaladas pela imprensa deste rectângulo à beira mar plantado, a mais difícil de suplementar será obviamente a de Matic, sendo que o seu sucessor será Fejsa (um jogador mais parecido com Javi Garcia do que com Matic), e teremos que promover alguém da B ou ir ao mercado, sendo que Matic(um dos pilares do Benfica nestas últimas duas épocas) sai pela metade da cláusula de rescisão e logo em Janeiro(fala-se na entrada de dois jogadores do Chelsea e 25M).
Também para incrementar o meio campo, apostava também em Amorim(titular para reforçar o meio campo e jogar junto de Enzo), André Gomes e André Almeida (como cobertura, alternando com os titulares, sendo que Jorge Jesus teria que apostar no 433)
Quanto a Garay e Rodrigo, são dois jogadores que estão em forma ou em crescendo mas da minha parte não me suscitam tantas preocupações como Matic, uma que vez que como Neto está envolvido nessa negociata fará essa vaga com eficiência e ainda temos centrais como cobertura no plantel principal e Lisandro Lopez (que por mim, tem que entrar no onze na próxima temporada), uma vez que Luisão está em fase descendente da carreira.
Quanto a Rodrigo, não gostava de o libertar, sendo que tenho apenas Lima (má forma) e Cardozo(lesionado) e Funes Mori( não parece ter qualidade e não devia ter entrado). Tentava mante-lo por agora e apostava mais em Nélson Oliveira na próxima época, mas parece que caso saia, a sua sucessão terá que passar pelo mercado/escalões de formação.
Não percam os próximos episódios porque nós também não.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)