quinta-feira, 7 de março de 2013

Antevisão Benfica - Bordéus



É já hoje, Quinta-Feira dia 7 de Março a primeira mão do  Benfica – Bordéus a contar para os Oitavos de final para a Liga Europa. Um jogo importante, especialmente para aqueles Benfiquistas que, como eu, anseiam de longa data o regresso à Glória Europeia. Até partilho com Jorge Jesus a ideia de que o objectivo principal é o Campeonato, mas não consigo deixar de lado, a possibilidade de atingir uma final europeia. À partida este jogo não será dos mais díficieis, pela ordem das coisas até seria mais fácil do que a eliminatória anterior, contra o Bayern Leverkusen.
 É provável que o Benfica se apresente modestamente desfalcado, com base no objetivo que é a conquista do Campeonato, e pela suspensão do Matic,  que atingiu o limite de cartões amarelos no último jogo contra o Leverkusen no Estádio da Luz. Mas o que esperar deste Benfica com muitos jogos nas pernas, e sem alguns dos seus habituais elementos fulcrais? Para mim, não seria de esperar nada menos que uma vitória, pois escrevo-vos acerca do Benfica e não de um outro clube qualquer que conheceu as competições Europeias à meia dúzia de épocas atrás. Independentemente de se apresentar desfalcado, aqueles que entrarem em campo na quinta-feira, não podem fazer menos do que subjugar os franceses áquilo que é o nosso verdadeiro valor. No entanto, é provável que joguem no 11 titular jogadores como Carlos Martins, Melgarejo e Rodrigo, que ultimamente me têm deixado um sentimento de frustração aos adeptos com o futebol que praticam. Não por falta de valor, mas pela incapacidade de demonstrá-lo. Artur, André Almeida, talvez Urreta, Luisão e Jardel, estes seriam os meus palpites da rotação Jesuíta do nosso catedrático.

E o Bordéus? O que será de esperar dos franceses na Luz? A equipa do Bordéus é um misto de experiência e juventude com muitos jogadores franceses provenientes da formação. Nos últimos jogos para a liga não tem tido muita sorte e ocupam atualmente o 10º lugar na Ligue 1. Vêm de quatro derrotas consecutivas na liga, mas isto vale o que vale, pois têm alguns jogadores de valor capazes de criar problemas de um momento para o outro. Henri Saivet, Cheick Diabaté (avançado com 194cm) e Benoît Trémoulinas vão ser alguns jogadores a ter em conta. É uma equipa perfeitamente acessível e é extremamente importante não sofrer golos na Luz, para evitar ter uma surpresa em França. Não espero menos que uma vitória. Qualquer outro cenário será uma decepção.




É necessário, aliás, obrigatório, o Benfica voltar a ser um clube dominante nas competições europeias. Apesar de ser um jovem, às vezes temo que muitos Benfiquistas tenham sucumbido àquilo que seria de esperar do Benfica num passado negro, ainda demasiado presente na memória de todos nós. Mas isso não é o Benfica. Isso foi uma porra qualquer imposta por quem dizia sentir o clube da mesma maneira que nós. Mas a esse faltava a alma encarnada e a mística do bigode. Quinta-feira será a continuação do nosso percurso europeu, de encontro com a Glória que nos pertence.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)