segunda-feira, 11 de março de 2013

Benfica - Gil Vicente.

Pois bem, aqui está a resposta aos assobios, o Benfica esticou uma "Manita" e estrangulou o galo de Barcelos. A noite passada o Benfica defrontou e venceu o Gil Vicente a contar para a 22ª jornada da Liga Zon Sagres, por uns "meros" 5-0. O que vimos ontem da parte do Benfica foi uma exibição muito sólida construída com algumas agradáveis surpresas, nomeadamente os golos de maxi, melgarejo e algumas jogadas bastante interessantes. Antes do começo do jogo uma breve homenagem a Fábio Faria, o jovem atleta com vinculo ao Sport Lisboa e Benfica que ficou privado de poder exercer a sua profissão dentro de campo devido a problemas cardiacos. O ex-jogador recebeu um troféu simbólico e cumprimentou os jogadores que entraram em campo antes de abandonar pela última vez os relvados. Após esta curta homenagem começa aquilo que todos esperavam, o ataque ao nosso principal objetivo, o Campeonato. O Benfica entrou a tentar procurar a mudança do resultado, contra um Gil Vicente que à partida se mostrava compacto e que procurava também levar alguma coisa do jogo, com a primeira ocasião de perigo a pertencer à equipa de Barcelos. Na resposta ao ataque do Gil Vicente apareceu o golo do Benfica numa excelente jogada que parte dos pés de Enzo Pérez, que, com um passe fenomenal descobre Maxi à entrada a área no corredor direito e, este após a recepção tenta o cruzamento que ressalta em Luís Martins (empretado pelo Benfica) e acaba por enganar o guarda-redes, abrindo o marcador no estádio da Luz. Com o golo o Benfica acelarou e tentou aumentar a vantagem, que acabou por acontecer aos 22 minutos de jogo numa excelente jogada individual de Salvio. O futebol do Benfica era bastante objectivo, à imagem do nosso treinador, de olhos postos no resultado e na baliza adversária. Apenas 10 minutos mais tarde, uma jogada de um dos que foi (para mim) dos melhores em campo, Ola John, arranca no corredor esquerdo tenta furar para dentro da área, esperou pela desmarcação de Melgarejo e coloca a bola por entre dois defesas do Gil Vicente, assistindo-o para um golo de grande execução, com um chapéu ao guarda-redes. Estava feito o 3-0 ainda na primeira parte no Estádio da Luz. Final da primeira parte e o resultado era justo, perante a incapacidade do Gil Vicente contrariar a frieza ofensiva do Benfica.


 

 A segunda parte começou com o Gil Vicente a querer fazer o golo, a querer mostrar que não estavam ali só para passear, e, aos 47' minutos ameaçaram a baliza encarnada com uma bola à trave numa jogada em que Artur só pode ficar a ver a bola voar. Começámos a ver o Benfica a fazer gestão de esforço, com uma acelaração de vez em quando. Sempre que o Benfica acelarava o Gil parecia quebrar, e mostrava-se incapaz de parar o nosso poderio ofensivo; mais golos se advinhavam. E assim foi, aos 64' minutos Cardozo faz um grande passe para uma desmarcação de Ola John, que por sua vez cruza rasteiro para Lima que só teve que encostar. Uma grande jogada e um golo merecidíssimo para Lima. Por volta dos 75' Lima quase que bisava, não fosse o guarda-redes adversário colocar-se á sua frente na hora do remate. O tácuara também teve na moleirinha a hipótese de aumentar o resultado mas não era o seu dia, já tinha feito uma assistência para uma assistência e isso já é bom. Mas, no final do jogo, já com Gaitán, Pablo Aimar e Carlos Martins em campo o Benfica viria a fechar a noite em grande com um golo ao cair do pano. Aos 90'+2 num contra-ataque rápido, o Mágico, o Pablito, faz um passe daqueles que só a sua visão é capaz de descobrir e isola Salvio na direita que cruza com à vontade para Gaitán que só teve mesmo que encostar. Final em grande e uma boa resposta da equipa aos assobiadores. No fundo eles têm tanto mérito como a equipa, que sem assobios, teriam feito um jogo completamente diferente. Missão cumprida, a manutenção do 1º lugar na Liga está feita. Para a semana temos um jogo muito díficil fora de casa contra o Vitória de Guimarães, espero que a legião vermelha invada a Cidade Berço e carregue a equipa para mais uma vitória, independentemente do resultado que o Porto faça aqui na Madeira.



Aproveito esta crónica para destacar algumas coisas. Matic, Enzo Pérez e Ola John: GRANDES. GIGANTES. Jorge Jesus: Está de parabéns, não só pelo que tem feito esta época pelo Benfica, pelos números que tem dá ao clube, pelos jogadores que potencializou, pela forma espetacular como nos fez campeões, mas também pela mudança de discurso que sofreu ao longo destes anos como líder de balneário do Benfica. Jesus tem estado muito melhor nas conferências de impressa, obviamente que não me refiro à gramática do senhor, mas sim ao realismo e uma constante humildade séria com que tem abordado as respostas aos abutres. Sei que muitos sentidos Benfiquistas irão discordar comigo, mas sou a favor da renovação de Jesus. Acho-o uma peça importante na estrutura de Luís Filipe Vieira para alcançar aquilo que nos últimos 20 anos mais faltou ao Benfica: Estabilidade para a Vitória. O sistema retirou-nos isso, cortou-nos as pernas, que agora nos voltam a crescer. Agora, verdade seja dita, faltam os títulos. Porém, sei que eles estão para vir. Se formos capazes de colmatar as saídas inteligentemente como se faz no Norte, vendendo sem nunca prejudicar a estrutura base da equipa, seremos capazes não só de ganhar títulos como combater mais calmamente o sistema, sem crises internas. Um grande abraço ao catedrático, que ele bem merece. Saudações Benfiquistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)