terça-feira, 28 de maio de 2013

Foi assim que aconteceu

Agora que estamos mais calmos vamos dissecar o que provocou esta epoca cujo adjectivo é ridícula, estranha. Começamos do topo (estrutura directiva) à base (jogadores). Todos tiveram responsabilidades mas uns mais que outros.
Direcção: Para mim o principal culpado por este tremendo fracasso, na figura de Luis Filipe Vieira(pena que 83,3% não achem, nisso temos pena, depois quando o porto nos ultrapassar em campeonatos vencidos não digam que ninguém avisou). No ínicio da época face às vicissitudes do mercado perdemos Javi e Witsel (nos últimos dias de mercado), não tinhamos lateral esquerdo, daí que Jorge Jesus teve que chamar Matic (tapado pela sombra de Javi) e o proscrito Enzo e apostar em dois jovens da equipa B, André Almeida e André Gomes e adaptar Melgarejo (um extremo para defesa-esquerdo à semelhança do que tinha feito por Coentrão) que se tornou um bom defesa esquerdo e nada mais que isso. Contratações este ano: A que gostei mais foi Lima, claramente. De resto algumas contratações são para esquecer: Michel e Luisinho para que? Porque não se reforçou o plantel no Inverno? Porque mandaste os Benfiquistas que votaram em Rui Rangel para um certo sítio que não ouso pronunciar o nome? Porque não aceitaste debater com o candidato da oposição? Estás a mais Vieira e já há muito tempo. Tens sido o melhor vice-presidente do futebol clube do futebol clube do porto até hoje...
Treinador: Disfarçou no mercado de Verão, as vicissitudes do mercado e os tiros nos pés da direcção, recuperando alguns jogadores que estavam na sombra de outros e alguns proscritos, como foi mencionado acima. Lutou taco a taco com Vítor Pereira pelo campeonato, estando até numa vantagem de 4 pontos até ao final onde perdeu tudo que havia para ganhar(Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal, a Taça da Liga não era prioridade bem por aí), se dissese para mim próprio que com este meio campo iriamos chegar a duas finais e pelo meio fez uma má campanha na Liga dos Campeões ficando atrás do Celtic, acabando em 3º lugar no grupo, e podiamos ter ganho aquele barça b, c ou whatever e para o Campeonato perdemos pontos onde não deviamos e os jogos em casa com o porto é para GANHAR!
De notar algumas melhorias na rotação de jogadores numa determinada fase e comunicação para a imprensa e uma boa campanha no decorrer na Liga Europa e Campeonato(embora perdendo tudo no fim), pelo meio uma adaptação parva de Roderick ontem notei que acabou  o seu ciclo junto do balneário, visto a reacção intempestiva de Cardozo no final do jogo da final da Taça.
 Fim de ciclo, mas O problema não é ele, O problema foi eleito pelos 83,3%.
Jogadores:
Positivo: Matic( nunca jogou mal) saiu da sombra de Javi e tornou-se numa das pedras basilares do Benfica, merecia ter ganho um título esta época até porque está sendo cobiçado(dafuq Matic naquela conferencia de imprensa). A manter; Enzo Perez de proscrito na época passada passou a um dos pilares dos encarnados, sendo que na sua "nova" posição é um dos melhores da Liga, talvez rivalizando com Moutinho. A manter; Garay, seguro e com classe, vai ser díficil manter para o ano. Lima: em principio estive céptico, mas hoje vejo que foi umas das figuras desta época e o melhor marcador do Benfica em todas as competições acabando com o reinado de Cardozo, um ponta de lança que joga para a equipa e marca muitos e belos golos; Gaitan: foi a sua melhor época em que explodiu (embora irregular), um jogador que quando quer desequilbra e muito. Não deverá manter-se no Benfica; Salvio: a contratação mais cara do Benfica justificou o preço dispendido ao Atl. Madrid, sendo um desequilibrador nato embora mais consistente que Gaitan e Ola John no flanco oposto. André Almeida tudo o terreno em todas, embora tem que ganhar alguma estaleca  e o Jardel da 1ª parte da época em que substituiu o Luisão por causa da rábula(escusada) do árbitro na Alemanha (suplente útil e nada mais que isso). A potenciallizar André Gomes.
Negativo: Rodrigo( desde aquela lesão provocada pelo Bruno Alves nunca mais foi o mesmo), Aimar(má época e já deu o que tinha a dar, obrigado pela classe), Carlos Martins é um desequilibrado mental, Luisinhos? Micheis? Leos Kanus what the fuck?

Externos
Comunicação social e adeptos: Pagamos o preço de sermos a maior instituição desportiva nacional pelas razões que se conhecem
Árbitros: Foi um dos campeonatos mais justos e "limpinhos", sendo que fomos prejudicados com Académica (f) e Braga (c), mas não vou entrar na cena de desculpar insucessos com árbitros até  porque houve Capela no jogo com o eterno rival da Segunda Circular( curioso como se calaram com ele uma vez que o porto ganhou o campeonato porque caso o Benfica ganhasse o campeonato haveria o campeonato do Capela e o Capelagate à semelhança do Estorilgate, da falta sobre o Ricardo e do campeonato dos túneis.

Siga o mercado de transferencias e férias (ou talvez não...)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)