sábado, 27 de abril de 2013

Acerca dos "Anti-Benfiquistas" e outras considerações

Todos nós  ao longo da nossa vida conhecemos outros benfiquistas como nós e adeptos dos clubes rivais
( Sporting CP e FC Porto), e  como pessoal especialmente gente com QI de uma pessoa normal ou inteligente para os nossos padrões ou então gente com o cérebro do tamanho de uma ervilha ou que até é "inteligente" mas só vê para o seu lado.Há em todo o lado, na vida real ou mesmo nos comentários relativamente ao desporto, gente de diversos tipos, uma vez que os media permitem ser nos tudo, inclusivamente ser estúpido e ter palas daquelas que os burros usam ou apregoar o discurso da cassete juntamente com o resto do rebanho, tipo: Mééeé! ou então "4 legs good, 2 legs bad"(c.f com os carneiros que repetem isso exaustivamente no Triunfo dos Porcos de George Orwell)
O post é sobre aqueles que se auto-intitulam "anti-lampiões", "anti-benfiquistas, sendo ao longo de toda a minha vida enquanto cidadão do mundo e benfiquista já ouvi todos os motivos e justificações de adeptos do SCP e FCP o serem: "arrogância, sobranceria e mesmo fanfarronice dos benfiquistas(dirigentes, equipa técnica e adeptos) quando ganham e mau perder quando perdem", "incapacidade de reconhecer que foram beneficiados e choro constante quando são prejudicados",etc,etc e manifestações de anti-sportinguismo, portismo, etc, etc e normalmente desvalorizam os campeonatos recentes ganhos pelo Benfica.
O de 2004/2005, no ano do Trap foi o Estorilgate no Estádio do Algarve(mas tipo lol) ou o RicardoGate(uns dizem falta ou dizem pato épico). Passados 5 anos foi o campeonato dos túneis (túnel de Braga LOL e o túnel da Luz, como se o último tivesse contribuído para essa derrota por 1-0). E caso o Benfica ganhe o campeonato deste ano, já estou imaginando: será o "campeonato do Capela" ou um termo mais refinado e estrangeirado( O Capelagate), por causa do número de penalties que o Capela não assinalou sobre os jogadores do SCP( a esmagadora maioria dos benfiquistas admitiu talvez o Rui Gomes da Silva não admitiu que o do Capel foi CLARAMENTE penalty, os outros dois não me pareceram mas não vale a pena chorar sobre o leite derramado, life goes on!). Não querem mesmo falar dos penalties do Jardel no último campeonato do Sporting ou mesmo, já mais recentemente, do golo fora-de-jogo do Maicon que o Proença e o fiscal de linha não viu( neste último o Benfica teve a culpa de o ter perdido) ou n outros casos no caso dos azuis-e-brancos.
Realmente quanto à sobranceria tem o seu fundo de verdade, daí que os rivais e outras equipas do nosso campeonato jogam com maior motivação contra nós, não só para serem faladas na imprensa desportiva mas especialmente para mostrarem o seu valor e calarem essa tal arrogância e sobranceria. Mas é uma característica presente em todos os adeptos de todos os clubes, pois tende-se (erradamente) quando se está na mó de cima a menosprezar o adversário e gabarolar isto e aquilo e dizer coisas como: "Nós somos os maiores, os melhores do mundo,da nossa aldeia e vá do nosso bairro". O mesmo acontece quando se perde: a culpa é do árbitro(todos já fomos beneficiados e prejudicados por estes, já vi n jogos de futebol), a culpa é de outros intervenientes extra-jogo e nunca de uma exibição desastrosa,dia mau ou delírios tácticos do treinador ou maus planeamentos de época por parte da estrutura ou porque a outra equipa foi mais eficaz ou jogou melhor. É a simples natureza do ser humano, seja qual a sua direcção em qualquer coisa. E adeptos acéfalos há em todo o lado(já me estou a repetir.. bolas), mas creio que disse o que tinha a dizer.
Quanto ao tal "anti-benfiquismo "e como reduzi-lo nos adeptos de clubes rivais acho que é relativamente simples: o Benfica(dirigentes, opinion-makers na imprensa, jogadores, equipa técnica) e os benfiquistas deverão ser mais humildes na hora das vitórias e não se armarem em choradinhos com as arbitragens,etc, etc, para desculpar insucessos, reconhecer efectivamente quando sermos beneficiados. Teremos muito a ganhar com isso.
Não esqueçamos e mentalizem-se do seguinte: esta pode ser época de muitas alegrias para a nossa "nação"  ou uma época muito frustrante quanto ao plano desportivo, daí que estejam preparados para esses cenários e caso aconteça o segundo cenário, não percam a cabeça e não comecem uma caça às bruxas ou cortar cabeças(figurativamente falando)
Saudações!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permitimos todos os comentários.
Todavia comentários que façam jus a máxima:
" Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. Mas que no respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.", serão automaticamente banidos. Esperamos que tenham percebido a dica ;)